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O efeito da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na construção da imagem de marca: o caso Disney

dc.contributor.authorCordeiro, Rita
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.date.accessioned2024-11-12T16:34:35Z
dc.date.available2024-11-12T16:34:35Z
dc.date.issued2024-10-30
dc.description.abstractNeste artigo é investigado o papel da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na construção da imagem de marca, utilizando a Disney como caso de estudo. Foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. No método qualitativo, foram analisados e comparados dois relatórios corporativos da The Walt Disney Company, datados de 2008 e 2022. No método quantitativo, foi aplicado um questionário a membros das Gerações X e Y (N=172). A análise comparativa dos relatórios revelou mudanças significativas na abordagem da Disney à RSC, com destaque para a priorização da diversidade, equidade e inclusão (DEI), demonstrando também a fidelidade da empresa aos seus valores. Quanto aos resultados do inquérito por questionário, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nas perspetivas das gerações. No entanto, confirmou-se a existência de uma relação positiva entre RSC e imagem de marca. Conclui-se que o investimento em RSC é crucial para construir e manter uma imagem de marca sólida, destacando a crescente importância da RSC como uma ferramenta estratégica para as empresas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This article investigates the role of Corporate Social Responsibility (CSR) in building brand image, usingDisney as a case study. A mixed-method approach was adopted, combining qualitative and quantitativemethods. In the qualitative method, two corporate reports from The Walt Disney Company, dated 2008 and2022, were analyzed and compared. In the quantitative method, a questionnaire was administered to membersof Generations X and Y (N=172). The comparative analysis of the reports revealed significant changes inDisney’s approach to CSR, particularly emphasizing diversity, equity, and inclusion (DEI), also demonstratingthe company’s commitment to its values. Regarding the questionnaire survey results, no statistically significantdifferences were identified in the perspectives of the generations. However, a positive relationship between CSRand brand image was confirmed. It is concluded that investing in CSR is crucial for building and maintaininga strong brand image, highlighting the growing importance of CSR as a strategic tool for companies.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCordeiro, R., & Miranda, S. (2024). O efeito da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na construção da imagem de marca: O caso Disney. Texto Livre, 17, e52551. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.52551pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.52551pt_PT
dc.identifier.issn1983-3652
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17890
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Geraispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/52551pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRSC-Responsabilidade Social Corporativapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectTendênciaspt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectImpactopt_PT
dc.subjectCSR-Corporate Social Responsibilityen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectTrendsen
dc.subjectValuesen
dc.subjectImpacten
dc.titleO efeito da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na construção da imagem de marca: o caso Disneypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBelo Horizonte (MG), Brasilpt_PT
oaire.citation.titleTexto Livrept_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNameCordeiro
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameRita
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-id7617-DAB7-960F
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0001-8713-6370
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
person.identifier.ridA-9421-2017
person.identifier.scopus-author-id57215547650
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication12b27fa3-42c5-455d-889b-80afeef93c74
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
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