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O impacto do Modelo Touchpoints: das representações do educador de infância à construção de uma parentalidade confiante

dc.contributor.authorCastelão, Ana Sofia
dc.contributor.authorPinto, Débora
dc.contributor.authorFuertes, Marina
dc.date.accessioned2015-05-21T09:37:10Z
dc.date.available2015-05-21T09:37:10Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNa esteira dos estudos sobre a relação creche-família e sobre o modelo Touchpoints, surgiu o interesse de elaborar uma investigação-ação, na qual se pretende implementar práticas reflexivas Touchpoints e avaliar o seu impacto na satisfação dos pais, das educadoras de infância, no desenvolvimento infantil, na qualidade do contexto educativo, nas rotinas da família e no desenvolvimento das crianças. Para o efeito e assumindo um duplo papel enquanto educadoras de infância e investigadoras, foram convidados a participar neste estudo 22 pais de 23 crianças, com idades compreendidas entre os 13 e os 33 meses, que frequentam as salas de creche onde exercemos a nossa atividade profissional, em duas instituições distintas. Esta investigação assentou em quatro fases de trabalho, de forma a cumprir os objetivos propostos: 1ª) a recolha de dados, antes da formação em Touchpoints, recorrendo aos seguintes instrumentos e observações: Escala de Desenvolvimento Infantil Growing Skills II, observação da interação pais-criança com a escala Care-Index, avaliação da satisfação dos pais e das educadoras com a Parent Caregiver Relationship Scale (PCRS), avaliação do contexto educativo com a ITERS-R, e os Mapas de Rotinas Semanais da família; 2ª) formação Touchpoints com uma equipa interdisciplinar; 3ª) Práticas reflexivas Touchpoints – as educadoras como agentes de mudança refletem sobre as suas práticas com guiões prévios e coaching (supervisão com formadores que visitaram a creche, a equipa educativa e a sala da educadora); 4ª) repetição da recolha de dados no final do projeto. O estudo indicou que o desenvolvimento infantil, as relações pais-filhos, as rotinas familiares, a satisfação pais-educadoras e educadoras-pais, assim como a própria prática das educadoras, mudaram após o treino com as práticas reflexivas em Touchpoints. Embora estes resultados não possam ser generalizados e o controlo das variáveis seja afetada por uma metodologia de investigação-ação (portanto, não possamos inferir que todos estes ganhos se devem às praticas reflexivas Touchpoints), os principais resultados obtidos neste estudo permitem-nos repensar formas de relacionamento entre a creche e a família e sobre o impacto que a prática reflexiva dos educadores de infância pode ter na qualidade destas relações. Julgamos que a presente investigação suscita questões sobre a relação educadores-pais e sobre o contributo das práticas reflexivas em Touchpoints nas práticas de creche.por
dc.identifier.isbn978-989-95733-5-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4563
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,por
dc.subjectCriançapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectModelo Touchpointspor
dc.titleO impacto do Modelo Touchpoints: das representações do educador de infância à construção de uma parentalidade confiantepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage94por
oaire.citation.startPage76por
oaire.citation.titleAtas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapor
person.familyNameFuertes
person.givenNameMarina
person.identifier526876
person.identifier.ciencia-id2416-A724-93B2
person.identifier.orcid0000-0001-7061-5092
person.identifier.ridM-6480-2013
person.identifier.scopus-author-id16301662000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8
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