Repository logo
 
Publication

A sustentabilidade ambiental na indústria da moda: as identidades do slow fashion e do fast fashion

dc.contributor.advisorJorge, Nuno da Silvapt_PT
dc.contributor.authorGodinho, Cláudia do Carmo
dc.date.accessioned2023-02-13T15:15:12Z
dc.date.available2023-02-13T15:15:12Z
dc.date.issued2022-11-23
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractA responsabilidade social das organizações representa uma área útil na construção da sua identidade, do seu propósito e da sua reputação. Este trabalho debruça-se, em particular, na sua evolução rumo à criação de valor partilhado, em particular, na relação com a identidade corporativa no contexto da sustentabilidade ambiental. O estudo encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na revisão bibliográfica, através de contributos teóricos sobre os conceitos chave. A segunda parte corresponde a estudo comparativo entre marcas de slow fashion e fast fashion, no qual são exploradas as identidades corporativas, o posicionamento sobre sustentabilidade ambiental, assim como a sua comunicação, com o objetivo de compreender de que modo a criação de valor se reflete na identidade das marcas de vestuário slow fashion no contexto da sustentabilidade ambiental. Os resultados revelaram que o conceito de criação de valor partilhado se reflete na identidade das marcas slow fashion, através da linearidade existente entre os valores e missão corporativos com a sustentabilidade ambiental comunicada.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The social responsibility of organizations represents a useful area in the construction of their identity, purpose and reputation. This study focuses, in particular, on its evolution towards the shared value creation, in particular, on its relationship with corporate identity in the context of environmental sustainability. The study is divided into two parts. The first consists of a literature review, through theoretical contributions on key concepts. The second part focus on a comparative study between slow fashion and fast fashion brands, in which corporate identities, the position on environmental sustainability, as well as their communication are explored, with the intention of understanding how value creation is reflected in the identity of slow fashion clothing brands in a context of environmental sustainability. The results revealed that the concept of shared value is reflected in the identity of slow fashion brands, through the linearity between the values and corporate mission, along with environmental sustainability communicated.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGodinho, C.C. (2022). A sustentabilidade ambiental na indústria da moda: As identidades do slow fashion e do fast fashion. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa.http://hdl.handle.net/10400.21/15556pt_PT
dc.identifier.tid203188543pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15556
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCriação de valor partilhadopt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectIdentidade corporativapt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectShared value creationen
dc.subjectFashionen
dc.subjectCorporate identityen
dc.subjectEnvironmental sustainabilityen
dc.subjectPublic relationsen
dc.titleA sustentabilidade ambiental na indústria da moda: as identidades do slow fashion e do fast fashionpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleA sustentabilidade ambiental na indústria da moda: as identidades do slow fashion e do fast fashionpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE_ CLÁUDIA GODINHO ultima versão.pdf
Size:
3.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: