Repository logo
 
Publication

A mulher na publicidade e os estereótipos de género

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2017-11-28T12:03:27Z
dc.date.available2017-11-28T12:03:27Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionArtigo baseado na comunicação proferida no V Congresso SOPCOM: Comunicação e Cidadania, realizado na Universidade do Minho, Braga, Portugal, 06-07 de setembro de 2007pt_PT
dc.description.abstractA descriminação da mulher na nossa sociedade ainda é uma realidade, com maior intensidade de acordo com o desenvolvimento de cada país. Isto tem conduzido a que se tenham estabelecido estereótipos por género em que a cada sexo são atribuídos determinados papéis sociais. Portugal como um país ainda com alguma dimensão conservadora foi mostrado numa meta análise de Furnham (1999) como um dos países onde estes estereótipos mais se acentuam. Com este estudo pretendemos identificar esta realidade na publicidade em Portugal e ao mesmo tempo verificar se os receptores dela os aceitam ou não. Para o efeito fomos analisar 220 mensagens publicitárias entre Julho e Setembro de 2005 que possuíssem personagens em todos os meios com excepção da rádio, utilizando uma grelha que nos permitia posicionar a personagem principal em relação aos estereótipos. Para o receptor fomos utilizar uma amostra de conveniência de 303 estudantes para tentar compreender se eles percepcionam estes estereótipos na publicidade. Os resultados mostram-nos que os estereótipos por género se mantêm na publicidade, embora com algumas características diferentes dos estudos internacionais (Gofman, 1979 e Furnham, 1999). Nos receptores verificamos que eles percepcionam estes estereótipos na publicidade, o que nos permite inferir que existe aqui uma circularidade de discursos que não será ultrapassada tão depressa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F.C., & Veríssimo, J. (2008). A mulher na publicidade e os estereótipos de género. In Actas do 5º Congresso SOPCOM: Comunicação e cidadania (pp. 893-904). Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95500-1-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7601
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Universidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/article/view/82/80pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/issue/current/showTocpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectEstereótipos de géneropt_PT
dc.subjectDescriminação das mulherespt_PT
dc.subjectMulherespt_PT
dc.titleA mulher na publicidade e os estereótipos de géneropt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho, Braga, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage904pt_PT
oaire.citation.startPage893pt_PT
oaire.citation.titleCONGRESSO SOPCOM, 5º: Comunicação e Cidadaniapt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A mulher na publicidade e os estereótipos de genero-5-SOPCOM.pdf
Size:
273.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: