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De que forma a escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros: um estudo de caso

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O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, este relatório apresenta uma análise reflexiva e analítica relativa ao período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvida no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório integra, na segunda parte, uma investigação que emergiu do contexto em que realizei a prática, com o título – “De que forma a Escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros? - um estudo de caso”. Este estudo teve como objetivo a análise das conceções e comportamentos dos professores e assistentes operacionais no âmbito dos Primeiros Socorros. Nesta vertente, foram definidas três questões de investigação: i) Quais as conceções e comportamentos das assistentes operacionais em situações de Primeiros Socorros?; ii) Quais os conhecimentos e comportamentos dos professores no âmbito dos Primeiros Socorros?; iii) Quais são as variáveis que influenciam o conhecimento e comportamentos dos professores nos Primeiros Socorros?. Neste estudo de caso recorreu-se à metodologia quantitativa e qualitativa, privilegiando-se como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário aos professores e as entrevistas às assistentes operacionais. Participaram nesta investigação 34 professores do 2.º e 3.º Ciclo e 7 assistentes operacionais. Para tratar os dados das entrevistas recorreu-se à análise de conteúdo e para tratar os dados dos questionários utilizou-se o Software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados do estudo permitem concluir que todas as assistentes operacionais entrevistadas possuem formação no âmbito dos Primeiros Socorros. A maioria das assistentes operacionais avalia o seu conhecimento em Primeiros Socorros de razoável a bom, considerando-se capacitadas para intervir em situações de Primeiros Socorros. Apesar de nem todos os professores destes ciclos de ensino possuírem formação em Primeiros Socorros, o seu conhecimento nestas situações é considerado satisfatório.
ABSTRACT The following report was developed within the area of the Practical Course of Supervised Teaching II, of the 1st Cycle of Basic Education and the Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education master’s degree. In the first part, this report presents an analytical and reflective analysis related to the phase of the observation, intervention, and pedagogical evaluation developed in the context of the 2nd Cycle of Basic Education. In the second part, the report presents a research that emerged from the context in which I accomplished my practice, entitled –“ How is the School prepared to act in First Aid situations? – A case study”. This study aims to analyze the awareness and behaviors of the teachers and operational assistants working in first aid. To accomplish this we developed three research questions: i) What is the knowledge and behavior of the operational assistants in first aid situations?; ii) What is the knowledge and behavior of the teachers related to first aid?; iii) What are the variables that determine the knowledge and attitudes of the teachers related to first aid? This study is ground to a quantitative and qualitative approach, prioritizing questionnaire surveys to teachers and interviews with operational assistants as data collections techniques. Thirty-four teachers from the second and third Cycle and seven operational assistants participated in this research. To deal with the data of the interviews was done a content analysis and to address the data from the questionnaires it was used Software Statistical Package for the Social Sciences. The results allow us to conclude that all the operational assistants interviewed have training in first aid. Most operational assistants assess their knowledge of first aid from reasonable to good, considering that they are qualified to intervene in first aid situations. Although not all teachers in our study are trained in first aid, their knowledge in first aid situations is considered satisfactory.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Assistentes operacionais Primeiros Socorros Professores 2.º e 3.º ciclos do ensino básico First aid Teachers 2nd and 3rd cycles of basic education Operational assistants First aid conceptions First aid at school

Citation

Martins, C. R. S. (2019). De que forma a escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros: um estudo de caso (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12851

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Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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