Repository logo
 
Publication

A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapor
dc.contributor.authorSantos, Joana Carreiras
dc.date.accessioned2016-02-03T10:09:34Z
dc.date.available2016-02-03T10:09:34Z
dc.date.issued2015-12
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada desenvolvida nos contextos educativos de Creche e Jardim de Infância, resultante do Mestrado em Educação Pré-escolar. É objetivo deste relatório ilustrar de forma crítica e reflexiva o trabalho desenvolvido em ambos os contextos educativos. Começo por caraterizar os contextos educativos nos quais decorreu a minha intervenção enquanto educadora-estagiária e, de seguida, analiso a minha prática, em Creche e JI, expondo as intencionalidades pedagógicas que orientaram a minha ação. Após a análise reflexiva acerca da minha prática pedagógica, será apresentada a problemática mais significativa da PPS. Na sua investigação procurei estudar as produções escritas de quatro crianças do grupo de Jardim de Infância, analisando a iniciativa, a idade, o género, o tipo de escrita (frases ou palavras/ manual ou digital) e os conteúdos presentes nessas produções. A análise dos dados será feita recorrendo à análise quantitativa e qualitativa. Na abordagem quantitativa, os dados serão organizados em esquemas síntese e em tabelas de frequência. Na interpretação qualitativa tentarei perceber como a emergência da escrita surge no Pré-Escolar, bem como isso se reflete nas produções escritas destas crianças. A investigação parece confirmar que a maioria das produções escritas parte da iniciativa das próprias crianças. Aponta, também, para uma diferenciação nos conteúdos entre as crianças de cinco e seis anos de idade, bem como uma distinção entre os processos de escrita manual e digital que se reflete no tipo de produções escritas (palavras/frases).pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report was elaborated for the curricular unit Supervised Professional Practice developed in the educational contexts of Nursery and Kindergarten, under the Master in Preschool Education. It is the aim of this report to illustrate in critical and reflective way the work developed in both educational contexts. I will start by characterizing the educational contexts where I developed my intervention as a teacher-intern and then I will analyze my practice in Nursery and Kindergarten, exposing the pedagogical intentions that guided my action. After the reflective analysis of my pedagogical practice, I will present the most significant problematic of the PPS. In the investigation work I propose to study the written productions of four children of the kindergarten group, analyzing initiative, age, gender, type of writing (sentences or words / manual or digitally) and the actual content of these productions. Data analysis will be realized under a quantitative and qualitative perspective. The quantitative approach data is organized in synthesis schemes and frequency tables. While in the qualitative interpretation I will attempt to understand how the emergence of writing occurs in pre-school and how that is reflected in the written productions of these children. The investigation seems to confirm that the majority of the written productions are from children's own initiative. Also points out to a differentiation in the content among children of five and six years old, as well as a distinction between manual and digital writing processes which is reflected in the type of written productions (words / phrases).en
dc.identifier.citationSantos, J. C. (2015). A emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infância [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboapt_PT
dc.identifier.tid201367300pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5624
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectProduções escritaspt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEmergent literacyen
dc.subjectWritten productionsen
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.titleA emergência da escrita: produções escritas de crianças no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RELATÓRIO PPS JOANA SANTOS.pdf
Size:
2.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: