Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Leitura à primeira vista no piano jazz

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Katerina Ldokova.pdf7.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - Parte I Prática Pedagógica - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. O Estágio foi realizado na Escola Artística do Conservatório de Coimbra no Curso Profissional de Instrumentista Jazz em modalidade de observação na classe de piano Jazz do professor Fernando Rodrigues e na classe de Técnicas de Improvisação do professor Ricardo Formoso, durante o ano letivo 2020/2021. O relatório foi dividido em 4 partes: introdução, descrição e caracterização da escola, práticas pedagógicas e uma reflexão.
Resumo II - Parte II Projeto de investigação - O projeto de investigação "Leitura à Primeira Vista no Piano Jazz" tem como objetivo a compreensão do papel da leitura musical no contexto do Jazz e a criação de uma proposta pedagógica para desenvolver essa competência. A pesquisa foi conduzida através de 26 questionários preenchidos pelos participantes, do estudo de 18 métodos de leitura à primeira vista e da avaliação dos recursos pedagógicos disponíveis no Curso Profissional de Instrumentista Jazz na Escola Artística do Conservatório de Coimbra. A análise desse material permitiu a formulação de uma proposta pedagógica, juntamente com a elaboração de um caderno prático com exemplo de uma aula. Os conteúdos da aula foram divididas em 5 sessões: exercícios rítmicos; reconhecimento de padrões melódicos; voicing e voiceleading; cifra e progressões harmónicas, melodia com cifras. Estes exercícios temáticos foram concebidos com intuito de contribuir para a consciência e habilidade da leitura musical no Jazz, sendo esta um resultado de literacia musical.
Abstract I - Part I Teaching This Internship was developed within the scope of the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa. The internship took place at the Escola Artística do Conservatório de Coimbra on the Professional Jazz Instrumentalist Course in an observation mode in Professor Fernando Rodrigues' Jazz piano class and Professor Ricardo Formoso's Improvisation Techniques class, during the 2020/2021 academic year. The report is divided into four parts: introduction, description and characterization of the school, pedagogical practices, and a reflection.
Abstract II - Part II Investigation - The research project "Sight-Reading on Jazz Piano" aims to understand the role of musical sight-reading in the context of Jazz and to create a pedagogical proposal to develop this skill. The research was conducted through 26 questionnaires filled out by participants, the study of 18 sight-reading methods and the evaluation of pedagogical resources available in the Professional Course of Jazz Instrumentalist at the Escola Artística do Conservatório de Coimbra. The analysis of this material allowed for the formulation of a pedagogical proposal, along with the development of a practical workbook containing an example lesson. The lesson contents were divided into 5 sessions: rhythmic exercises; recognition of melodic patterns; voicing and voiceleading; chord symbols and harmonic progressions; melody with chord symbols. These thematic exercises were designed to contribute to the awareness and proficiency of musical reading in Jazz, which is a result of musical literacy.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei n.o 79/2014, de 14 de Maio.

Keywords

Piano Prática pedagógica Aprendizagem Jazz Pedagogia Music teaching Learning Pedagogy

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa