Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.42 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Resumo I - O presente Relatório pretende dar a conhecer o trabalho pedagógico que desenvolvi
no estágio efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, pela Escola
Superior de Música de Lisboa.
Este trabalho consistiu na observação e exposição da forma como desenvolvo a
atividade de docente na disciplina de harpa, com o objetivo final de me ser possível
atingir um nível de qualidade mais elevado nas aulas que leciono. Para este fim, foi
feita uma caracterização da escola e dos alunos envolvidos no estágio, bem como uma
análise das práticas educativas desenvolvidas e uma apreciação sobre o trabalho de
docência realizado.
Resumo II - O trabalho de investigação propõe-se a apresentar um programa de harpa para a iniciação. Para a sua concretização o trabalho dividiu-se em duas partes distintas, sendo que na primeira parte é feito um enquadramento teórico, onde se faz um levantamento do ensino harpístico no contexto atual, permitindo compreender como está estruturado o ensino artístico especializado da música e a iniciação em harpa nas escolas portuguesas. É feita ainda uma revisão de literatura, em que são selecionados e lidos, livros e artigos, que suportam a proposta de programa de harpa para a iniciação. A segunda parte é dedicada ao estudo empírico, onde se define a problemática do estudo, a metodologia aplicada, a análise dos resultados, seguida das conclusões que se pretende que contribuam para um próspero ensino harpístico em Portugal.
Abstract I - This report intends to present the pedagogic/educational work that I have developed under the Master in Music Teaching, with "Escola Superior de Música de Lisboa" This work was based in the observation and presentation of my role as a harp teacher, with the objective to increase the quality of my work in class. To achieve this, I have made a characterization of the school and students that have participated in this internship, as well as an analysis of the educational practices applied, and an appreciation of the teaching work developed.
Abstract II -This investigation work intends to present a harp program for beginners. It was divided in two steps: first - theoretical characterization of the actual harp teaching status under the actual context, allowing us to understand the way this beginners teaching program is structured in Portuguese schools. A literature analysis is made with the selection of some titles, and articles that support the proposal for the beginners program made. On the second part of this work, an empiric study is made defining the study problematics, methodologies applied, result analysis, and conclusions intended to foster a prosperous harpistic learning method in Portugal.
Resumo II - O trabalho de investigação propõe-se a apresentar um programa de harpa para a iniciação. Para a sua concretização o trabalho dividiu-se em duas partes distintas, sendo que na primeira parte é feito um enquadramento teórico, onde se faz um levantamento do ensino harpístico no contexto atual, permitindo compreender como está estruturado o ensino artístico especializado da música e a iniciação em harpa nas escolas portuguesas. É feita ainda uma revisão de literatura, em que são selecionados e lidos, livros e artigos, que suportam a proposta de programa de harpa para a iniciação. A segunda parte é dedicada ao estudo empírico, onde se define a problemática do estudo, a metodologia aplicada, a análise dos resultados, seguida das conclusões que se pretende que contribuam para um próspero ensino harpístico em Portugal.
Abstract I - This report intends to present the pedagogic/educational work that I have developed under the Master in Music Teaching, with "Escola Superior de Música de Lisboa" This work was based in the observation and presentation of my role as a harp teacher, with the objective to increase the quality of my work in class. To achieve this, I have made a characterization of the school and students that have participated in this internship, as well as an analysis of the educational practices applied, and an appreciation of the teaching work developed.
Abstract II -This investigation work intends to present a harp program for beginners. It was divided in two steps: first - theoretical characterization of the actual harp teaching status under the actual context, allowing us to understand the way this beginners teaching program is structured in Portuguese schools. A literature analysis is made with the selection of some titles, and articles that support the proposal for the beginners program made. On the second part of this work, an empiric study is made defining the study problematics, methodologies applied, result analysis, and conclusions intended to foster a prosperous harpistic learning method in Portugal.
Description
Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
Keywords
1º ciclo Iniciação Programa de harpa Motivação Papel de professor Primary Beginner Harp program Motivation Teacher role
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa