Repository logo
 
Publication

Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico

dc.contributor.advisorGonçalves, Carolinapt_PT
dc.contributor.authorIldefonso, Inês de Jesus
dc.date.accessioned2016-09-24T10:23:28Z
dc.date.available2016-09-24T10:23:28Z
dc.date.issued2016-07-12
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende relatar a intervenção realizada na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A par deste objetivo, também preconiza um estudo relativo à análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do Ensino Básico e à autoperceção dos alunos nestas competências, numa instituição particular, situada na área metropolitana de Lisboa. Esta intervenção realizou-se no decorrer de dez semanas, correspondendo as três primeiras ao período de observação, em que se identificou de fragilidades e potencialidades, a partir das quais se definiram os respetivos objetivos de intervenção. As semanas seguintes basearam-se na consecussão desses mesmos objetivos, levando a uma avaliação das aprendizagens dos alunos à luz dessa prática de ensino supervisionada. Para a realização do referido estudo, adotou-se a metodologia de investigação-ação que se desenvolve de acordo com um ciclo de observação, planificação, reflexão e ação, analisado em três fases: inicial, intermédia e final. Os resultados do estudo demonstraram que o ensino explícito das estratégias de compreensão leitora contribuiu para a melhoria do desempenho dos alunos nesta competência, em particular na tipologia de compreensão crítica. No âmbito da perceção dos alunos face à compreensão leitora, os resultados apresentam diferenças expressivas entre a perceção dos alunos e as suas reais competências, indicando, contudo, fatores de aproximação à realidade, após o ensino explícito de estratégias metacognitivas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report, intends to express the intervention on the field of the Supervised Teaching Practical Course II, in the second year of the Masters in Primary Teaching (1st and 2nd cycle). It also pretends to introduce an investigation theme based on reading comprehension strategies, applied to the 4th grade class, and the self perception of this skills by the students. This investigation study took place in a primary private college, in a metropolitan area of Lisbon. The intervention and research occurred for ten weeks, witch includes the observation period, on the first three, based on the identification of the weaknesses and opportunities, as well as the definition of the specific goals to achieve during the intervention plan. The following weeks consisted on the achievement of these goals, pretending to evaluate the student learning process, according to the intervention plan. In order to apply this research, an action research based methodology was adopted, which consists in a cyclic observation, planning, thinking and action, analyzed in three phases: initial, intermediate and final. The results of the study showed that explicit teaching of reading comprehension strategies has contributed to an increase in student performance in this skill, particularly in typology critical comprehension. Within, the self perception of the students on reading comprehension strategies reveals significant differences between their perception and their real skills. However, it also shows more sense of real data after the explicit teaching of metacognitive strategies.en
dc.identifier.tid201370727pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6455
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEstratégias de compreensão leitorapt_PT
dc.subjectEnsino explícitopt_PT
dc.subjectMetacompreensãopt_PT
dc.subjectAutoperceçãopt_PT
dc.subjectReadingen
dc.subjectReading comprehension strategiesen
dc.subjectExplicit teachingen
dc.subjectComprehensionen
dc.subjectSelf perceptionen
dc.titleAnálise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2014122nês de Jesus Ildefonso_tm.pdf
Size:
4.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: