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Modelo de avaliação do nível de transformação digital numa organização : caso de estudo

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O dinamismo e preferências dos consumidores dos mercados modernos tem conduzido a uma variabilidade e complexidade de produtos e serviços que exigem às organizações novas capacidades de gestão, controlo e customização. Tecnologias digitais e de conectividade têm vindo a ser integradas de forma evidente nos diversos sectores Industriais conduzindo ao novo paradigma da indústria 4.0, definida como a quarta revolução Industrial. As tecnologias subjacentes a este marco evolutivo permitem encurtar o espaço e o tempo das operações tal como aproximar os elementos das cadeias de valor, tornando objetos inanimados em elemento ativos de controlo e gestão dos processos que integram. A Indústria 4.0 está assente na conectividade, automatismos e autonomia materializada através de tecnologias digitais e da Internet. Face a este momento transitório, torna-se central para as organizações perceber e interpretar o seu nível e progresso digital, identificando limitações e disrupções da rede informativa e interconectada de elementos. O propósito do presente trabalho é o de construir um modelo avaliativo do nível de digitalização organizacional, avaliando o quão as organizações operam dentro do contexto da Indústria 4.0, passo necessário ao dimensionamento e implementação de tecnologias e capacidades digitais. Deste modo, este trabalho tem como contributo o de desenvolver um modelo avaliativo suportado no contexto conceptual e tecnológico da Indústria 4.0 e, no contexto funcional e operacional das organizações digitais, gerando um conjunto de variáveis que permite aferir de forma progressiva e transversal às áreas de negócio, tipo e dimensão da organização, o nível de digitalização.
The dynamism and preferences of the modern markets' consumer has led to a variability and complexity of products and services. This requires organizations to develop new capabilities of management, control and customization. Digital and connectivity technologies have been clearly integrated into the various industrial sectors, leading to the new industry 4.0 paradigm, defined as the fourth industrial revolution. The technologies underlying this evolutionary milestone make it possible to shorten the space and time of operations as well as bringing elements closer to value chains, turning inanimate objects into active elements of control and management of the processes they integrate. Industry 4.0 is based on connectivity, automatisms and materialized autonomy through digital technologies and the Internet. Considering this transitory moment, it becomes indispensable for organizations to understand and interpret their level of digital progress, identifying limitations and disruptions of the elements’ informational and interconnected network. The purpose of this paper is to construct an evaluative model of the organizational digitization level, assessing how organizations operate within the context of Industry 4.0, which is a necessary step in the digital technologies and capabilities sizing and implementation. Thus, this work contributes to the development of an evaluation model based on the conceptual and technological context of Industry 4.0 and also in the functional and operational context of digital organizations, generating a set of variables that allows a progressive and cross-sectional assessment of a company’s level of digitization, according to its area of business, type and size.

Description

Trabalho final de mestrado para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica

Keywords

Indústria 4.0 Industry 4.0 Modelo avaliativo Assessment model Capacidades avaliativas Assessment capacities Ativos Assets Informação Information Pessoas People

Citation

SANTANA, André Alexandre Alves - Modelo de avaliação do nível de transformação digital numa organização : caso de estudo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2020. Dissertação de mestrado.

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Publisher

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

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