Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do risco em ativos físicos baseada numa metodologia Fuzzy-FMEAPublication . Antunes, Nuno Miguel Canas; Sobral, José Augusto da SilvaNo contexto atual, a sustentabilidade das organizações surge como um aspeto essencial e transcendente aos demais departamentos de uma organização, desde a conceção de produto à responsabilidade social que a organização contribui com esse produto. No âmbito da área industrial da presente era tecnológica, é necessário delinear e construir estratégias de negócio que permitam não só garantir a competitividade do produto, quer em aspetos qualitativos, quer em aspetos monetários, como também eliminar deficiências no desempenho global de uma organização, destacando as deficiências de produção, manutenção e as resultantes das anteriores. A fim de colmatar tais deficiências no sector da Manutenção Industrial, foram desenvolvidas técnicas analíticas que apoiam a tomada de decisão no planeamento das ações de manutenção dos demais ativos físicos. A presente dissertação foca-se na metodologia FMEA e limitações respetivas, propondo uma solução que tenha a capacidade de as mitigar. Esta solução agrega a metodologia FMEA a uma sequência de metodologias de decisão baseada em multicritérios, em concreto o Analytical Hierarchy Process (AHP) e a Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS). O enquadramento da lógica Fuzzy na metodologia proposta, permite que seja quantificada a incerteza humana no processo de tomada de decisão. Esta abordagem permite propor uma priorização mais expedita de 110 potenciais modos de falha de um caso de estudo, minimizando perdas na produção e aumentando o conforto e segurança dos colaboradores de uma organização, entre outros aspetos fundamentais ao sucesso da mesma.
- Novel "ruthenium cyclopentadienyl" - peptide conjugate complexes against human FGFR(+) breast cancerPublication . Machado, João Franco; Machuqueiro, Miguel; Marques, Fernanda; Robalo, M. Paula; Piedade, M. Fatima M.; Garcia, M. Helena; Correia, João D. G.; Morais, TâniaIn this work we explored the possibility of improving the selectivity of a cytotoxic Ru complex [RuCp(PPh3)(2,2'-bipy)][CF3SO3] (where Cp = eta(5)-cyclopentadienyl) TM34 towards FGFR(+) breast cancer cells. Molecular dynamics (MD) simulations of TM34 in a phosphatidylcholine membrane model pinpointed the cyclopentadienyl group as a favorable derivatization position for the peptide conjugation approach. Three new Ru(II) complexes presenting a functionalized eta(5)-cyclopentadienyl were synthesized, namely [Ru(eta(5)-C5H4COOH)(2,2'-bipy)(PPh3][CF3SO3] (TM281) and its precursors, [Ru(eta(5)-C5H4COOCH2CH3)(eta(2)-2,2'-bipy)(PPh3)][CF3SO3] (3) and [Ru(eta(5)-C5H4COOCH2CH3)(PPh3)(2)Cl] (2). Complex TM281 was prepared by the hydrolysis of the ethyl ester group appended to the eta(5)-cyclopentadienyl ligand of complex 3 with K2CO3 in water/acetonitrile, followed by mild protonation using an ion exchange resin. The newly synthesized complexes were fully characterized by NMR, FTIR and UV-vis spectroscopic techniques. Also, electrochemical studies were carried out by means of cyclic voltammetry in order to evaluate the stability of the compounds. Single crystal X-ray diffraction studies were carried out for compounds 3 and TM281 which crystallized in the monoclinic system, space group P21/n. The unprecedented synthesis and characterization of three half-sandwich ruthenium(II)-cyclopentadienyl peptide conjugates and their preliminary biological evaluation against human FGFR(+) and FGFR(-) breast cancer cells are also reported.
- "O que vamos fazer hoje na sala?" Dinâmicas de participação das crianças numa sala de jardim de infânciaPublication . Carmo, Ana Catarina Mouro do; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II do mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como principal objetivo apresentar, de uma forma reflexiva e fundamentada, o desenvolvimento do processo interventivo e de construção profissional em contexto de Jardim de Infância, designadamente, numa sala de 2 e 3 anos com um grupo de 25 crianças. A partir de uma caracterização detalhada de todo o contexto e dos agentes nele envolvidos, definiram-se as intenções norteadoras da intervenção, como modo de dar resposta a todas as necessidades e interesses do grupo de crianças. No decurso do processo de observação participante do contexto, foi-se tornando notória a preocupação da equipa educativa em escutar as crianças e envolvê-las nas tomadas de decisão, o que suscitou o interesse por investigar aquele grupo, em particular: (1) compreender de que forma participam as crianças na rotina diária da sala de atividades; (2) compreender de que forma a equipa educativa promove a participação das crianças e, ainda, (3) analisar quais as potencialidades dessa participação para o desenvolvimento e autonomia das crianças. Considerando os objetivos traçados, optou-se por desenvolver o processo investigativo através de uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa orientada pela metodologia de estudo caso. Para o efeito, os dados foram recolhidos através de uma multiplicidade de técnicas e instrumentos, tais como: observação direta participante, através do registo de notas de campo, observações diretas naturalistas, focadas em momentos-chave da rotina, observações diretas sistemáticas, partindo de uma grelha de observação previamente construída, inquérito por entrevista e inquérito por questionário. Os dados qualitativos foram tratados através de uma análise de conteúdo categorial, tendo sido os dados quantitativos sujeitos a um tratamento estatístico, designadamente, a contagem e distribuição de frequências. Com vista a uma compreensão mais aprofundada do fenómeno em estudo e a responder aos seus objetivos, os dados foram sujeitos a um processo de triangulação. Algumas das conclusões retiradas desta investigação passam por reconhecer que os três agentes educativos incluídos na mesma recorrem a um leque de estratégias como, por exemplo, o questionamento ou instrumentos de pilotagem de modo a garantir a participação do grupo de crianças na vida em sala durante momentos de escolha de tarefas, áreas, atividades ou tomadas de decisão referentes à vida da sala e/ou comunidade educativa, sendo que esta participação ativa poderá levar a possíveis desenvolvimentos nas crianças, entre eles os linguísticos, sociais e cognitivos.
- Modelo de avaliação do nível de transformação digital numa organização : caso de estudoPublication . Santana, André Alexandre Alves; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Calado, João Manuel FerreiraO dinamismo e preferências dos consumidores dos mercados modernos tem conduzido a uma variabilidade e complexidade de produtos e serviços que exigem às organizações novas capacidades de gestão, controlo e customização. Tecnologias digitais e de conectividade têm vindo a ser integradas de forma evidente nos diversos sectores Industriais conduzindo ao novo paradigma da indústria 4.0, definida como a quarta revolução Industrial. As tecnologias subjacentes a este marco evolutivo permitem encurtar o espaço e o tempo das operações tal como aproximar os elementos das cadeias de valor, tornando objetos inanimados em elemento ativos de controlo e gestão dos processos que integram. A Indústria 4.0 está assente na conectividade, automatismos e autonomia materializada através de tecnologias digitais e da Internet. Face a este momento transitório, torna-se central para as organizações perceber e interpretar o seu nível e progresso digital, identificando limitações e disrupções da rede informativa e interconectada de elementos. O propósito do presente trabalho é o de construir um modelo avaliativo do nível de digitalização organizacional, avaliando o quão as organizações operam dentro do contexto da Indústria 4.0, passo necessário ao dimensionamento e implementação de tecnologias e capacidades digitais. Deste modo, este trabalho tem como contributo o de desenvolver um modelo avaliativo suportado no contexto conceptual e tecnológico da Indústria 4.0 e, no contexto funcional e operacional das organizações digitais, gerando um conjunto de variáveis que permite aferir de forma progressiva e transversal às áreas de negócio, tipo e dimensão da organização, o nível de digitalização.