Repository logo
 
Publication

A leitura, a escrita e os textos de literatura

dc.contributor.authorLourenço, Manuela Andrade
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.date.accessioned2015-02-26T12:24:45Z
dc.date.available2015-02-26T12:24:45Z
dc.date.issued2014-11
dc.description.abstractApresenta-se um trabalho de investigação realizado numa turma de 3.º e 4.º ano de 1.ºciclo de ensino básico. Focalizou-se o ensino explícito, sistemático e partilhado da escrita a partir da leitura e compreensão de textos de literatura infantil, sob mediação do docente. O trabalho surge após tomada de consciência de fragilidades que os alunos revelam na área do Português, nomeadamente nos domínios da compreensão leitora e da escrita. A leitura e análise de textos integrais de literatura infantil foram centrais no estudo, dando atenção à linguagem, em geral, e ao léxico e aos processos retóricos utilizados pelos autores, em particular. Os textos de autor foram explorados como fonte tanto de ideias, para escrever, como de modos de escrever. A leitura e discussão do que se lê e a discussão do que se escreve envolvem os alunos com o trabalho de escrita, comprometendo-os com a reflexão sobre o que leem e sobre o que escrevem.por
dc.description.abstractAbstract Reading, writing and literary texts. This paper is concerned with research carried out in a 3rd and 4th grade of primary school. There is a focus on explicit, systematic and shared teaching of writing using the reading of children’s literature, mediated by the teacher. This research emerges as a consequence of the perception of the debility that the students of a suburban school demonstrate in their knowledge of language, namely in terms of understanding what they read and writing. Both reading and the analysis of children's literature texts as a whole were key domains that were researched, with especial concern when it comes to language and rhetorical processes used by authors. The aforementioned texts were explored as a source of both ideas, language and rhetoric features to children’ write. Reading and the subsequent discussion of what has been read and what the students write encourages students to get involved the process of writing, getting them to commit to thinking about what they read and write.en
dc.identifier.citationSousa, O., & Lourenço, M. (2014). A leitura, a escrita e os textos de literatura. In F. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (Coords.), Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 521- 535) Braga: CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CDRom – ISBN 978-972-8952-31-0).por
dc.identifier.isbn978-972-8952-31-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4295
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minhopor
dc.subjectAprendizagem da escritapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTextos literáriospor
dc.titleA leitura, a escrita e os textos de literaturapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage535por
oaire.citation.startPage521por
oaire.citation.titleAtas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustraçãopor
person.familyNameSousa
person.givenNameOtília
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A leitura, a escrita e os textos de literatura.pdf
Size:
325.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: