Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Profissionais do Trabalho Social em Portugal: formação inicial e avançada

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente texto resulta da comunicação apresentada na II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación realizada em 2017 em Córdova e inscreve-se no desenvolvimento do projeto Socius (Investigare) – Investigação, Formação e Intervenção Social da ESELx. O trabalho desenvolvido que se apresentou no encontro em referência contribui mais diretamente para o primeiro objetivo do projeto: 1. Contribuir para a produção científica nos domínios da Educação Social, Animação Sociocultural e Trabalho Social, mais concretamente o aprofundamento do conhecimento em torno da formação dos profissionais do Trabalho Social, através da análise dos cursos a nível nacional de Animação Sociocultural e Educação Social, 1º e 2º ciclos de formação, nas dimensões relativas à iniciação à prática profissional e produção académica produzida no âmbito dos mesmos, em particular no que aos trabalhos finais diz respeito. Com a apresentação da comunicação e discussão, refletiu-se criticamente sobre a formação inicial e avançada dos profissionais do Trabalho Social, no caso português. Analiticamente, consideraram-se os cursos de formação inicial e avançada nacionais 1º e 2º ciclos de formação, centrando análise nas modalidades de formação inicial e na a produção académica (análise dos registos dos trabalhos finais), considerando as problemáticas, públicos e ainda natureza do trabalho investigação ou intervenção.
Abstract: his text is a result of the oral presentation carried out at the II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación held in Cordoba in 2017 and is part of the development of the Socius (Investigare) project - Research, Training and Social Intervention - ESELx. The research presented at the conference contributed more directly to the first objective of the project: 1. Contribute to scientific production in the areas of Social Education, Community Development and Social Work, more specifically the knowledge about Social Work professionals training, through the analysis of the national courses of Community Development and Social Education in Portugal, 1st and 2nd cycles, in the dimensions related to the to professional practice initiation and academic production, in particular related to the final works. With the presentation and discussion held in the conference, it was critically reflected on the initial and advanced Social Work professionals training. Analytically, initial and advanced courses were considered, centering analysis on training modalities and academic production (analysis of final work records), considering the problems, public and still nature of the work investigation or intervention.

Description

Keywords

Trabalho social Formação inicial Formação avançada Social work Initial training Advanced training

Citation

Campos, Joana & Delgado, Luísa (2018) Profissionais do Trabalho Social em Portugal: formação inicial e avançada, In Cabrera, Leopoldo (coord.) Fracturas sociales y educativas: desafíos para la Sociología de la Educación, Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València, 107-121

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València

CC License