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Desenvolvimento profissional do educador de infância em creche: entre motivações e inquietações

dc.contributor.advisorLino, Dalilapt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Margarida Alberto de
dc.date.accessioned2020-02-11T17:27:20Z
dc.date.available2020-02-11T17:27:20Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Supervisão em Educaçãopt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como finalidade conhecer as representações dos educadores de infância na resposta social de creche, compreendendo como vivem e pensam a sua profissão numa determinada organização educativa e saber de que forma isso contribui para a construção da sua identidade e desenvolvimento profissional. De acordo com esta pretensão, foram formuladas as seguintes questões de modo a clarificar os objetivos do estudo:1) Quais os contributos da formação inicial e da formação contínua para o desempenho profissional dos educadores em creche?; 2) Como se constrói a identidade profissional?; 3) Quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento profissional docente; 4) Qual o perfil desejável de um educador de infância em creche?; 5) Quais os aspetos mais positivos e de maior dificuldade na prática educativa em creche?; 6) Quais os sentimentos experienciados pelas participantes ao longo do percurso profissional em creche? O quadro teórico de referência desta investigação desenvolveu-se em torno do enquadramento da creche, da identidade e desenvolvimento profissional do educador, assim como na formação inicial e contínua deste grupo de docentes. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se num paradigma de natureza qualitativa e interpretativa constituindo-se como um estudo de caso numa organização educativa, do qual se recorreu como técnica de recolha de dados à entrevista semiestruturada, a oito educadoras de infância a exercerem funções em creche, e à posterior análise de conteúdo e interpretação dos resultados. Os resultados evidenciam a importância de se refletir sobre a primeira infância no contexto educativo, legislativo e social na medida em que: é necessário uma melhor preparação dos profissionais de educação sobre a educação dos zero aos três anos na formação inicial, bem como desconstruir a visão assistencialista da creche através da afirmação de uma intencionalidade educativa e assim romper com o desprestígio profissional associada a este grupo de docentes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This study aims to expose the different opinions of nursery carers towards their job’s social status, understanding how they view and live their job depending on the different social contexts that they are exposed and understand how they build their identity and how they develop professionally. For this purpose the following questions were raised to clarify this study’s goals: 1) what kind of contributions from their first educational degree and their continuous personal development they found useful for their role as nursery carers?; 2) How do you built a professional identity?; 3) Which factors can contribute for a better professional development?; 4) What is the best profile a nursery carer can offer? 5) Which are the most positive and the most difficult aspects to put in practice in the development of a nursery? 6) What feelings do these nursery carers experience during their personal path in this job? The theoretical framework of this research developed around the context of what a nursery stands for, the identity and professional development of a nursery carer, as well as the first educational degree and continuous personal development of this group of nursery carers. The methods used aim to understand better the paradigm between the qualitative and interpretative nature of this study. For this it was used case studies in a educational institution, as data collection technique to semi-structure interviews, to eight nursery carers, and subsequently work on the analysis and interpretation of the results. The results highlight how important it is to reflect on early childhood education face the current educational, legislative and social systems, meaning that it is necessary to better prepare nursery carers for their professional work as primary carers of 0-3 year old children, as well as to deconstruct the negative view that day care centers and their carers have in order to brake the discrimination that this group of teachers face as a professional career.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, A. M. A. (2019). Desenvolvimento profissional do educador de infância em creche: entre motivações e inquietações (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11091pt_PT
dc.identifier.tid202379604
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11091
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectNurserypt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.subjectFirst educational degreept_PT
dc.subjectPersonal developmentpt_PT
dc.titleDesenvolvimento profissional do educador de infância em creche: entre motivações e inquietaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameSupervisão em Educação

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