Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A influência das atitudes em relação à matemática no envolvimento dos alunos na escola: um estudo de investigação de alunos do 3.º e 6.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final_DanielRodrigues_MMC.pdf1.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. O relatório contempla duas partes, na primeira realiza-se uma descrição analítica e reflexiva dos dois períodos de estágio, nos contextos de 1.º e 2.ºCEB. Na segunda parte encontra-se um estudo que pretende analisar as atitudes dos alunos em relação à matemática e o envolvimento dos alunos na escola (EAE), pois, estudos indicam que estes influenciam o sucesso/insucesso académico dos alunos. O estudo foi implementado em duas turmas do 6.ºano do 2.ºCEB, de uma escola pública, e duas turmas do 3.ºano do 1.ºCEB, de uma escola privada. A amostra do estudo é constituída por 72 alunos. A problemática que orientou o estudo foi: “De que forma é que as atitudes dos alunos, do 3.ºano do 1.ºCEB e do 6.ºano do 2.ºCEB, em relação à matemática estão associadas ao envolvimento dos alunos na escola?”. Os objetivos gerais foram: compreender de que forma as atitudes em relação à matemática estão associadas ao EAE; conhecer os fatores que estão associados às atitudes em relação à matemática; e conhecer os fatores que estão associados ao EAE. No estudo, foi utilizada a metodologia de investigação quantitativa, através da aplicação de um questionário que contempla dois instrumentos de avaliação. Os resultados mostram uma correlação moderada e positiva entre as atitudes dos alunos em relação à matemática e o EAE. Os alunos com melhores atitudes em relação à matemática são: os alunos do 3.ºano; aqueles que apresentam melhores resultados na disciplina de matemática e que nunca apresentaram uma negativa na disciplina. Os alunos mais envolvidos na escola são: os alunos do 3.ºano e aqueles que nunca reprovaram. Assim, compreende-se que existe uma relação entre os conceitos.
ABSTRACT The following report is developed within the course of Supervised Teaching Practice II, part of the master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. The report comprises two parts, in the first part there is an analytical and reflective description of the two periods of internship, in the contexts of 1st and 2nd CBE. In the second part there is a study that aims to analyze students' attitudes towards mathematics and student engagement at school (SES), as studies indicate that these influence students' academic success/failure. The study was implemented in two classes from the 6th year of the 2nd CBE, from a public school, and two classes from the 3rd year of the 1st CBE, from a private school. The study sample consists of 72 students. The question that guided the study was: “In what way are the attitudes of students, in the 3rd year of the 1st CBE and in the 6th grade of the 2nd CBE, in relation to mathematics, associated with the student engagement at school?”. The general objectives were: to understand how attitudes towards mathematics are associated with SES; to know the factors that are associated with attitudes towards mathematics; and to know the factors that are associated with SES. In the study, the quantitative research methodology was used, through the application of a questionnaire that includes two assessment instruments. The results show a moderate and positive correlation between students' attitudes towards mathematics and SES. Students with the best attitudes towards mathematics are: 3rd grade students; those who present better results in mathematics and who have never had a negative result in mathematics. The students most engaged at school are: 3rd year students and those who have never failed. Thus, it is understood that there is a relationship between the concepts.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Atitudes Matemática Envolvimento Escola. Attitudes Mathematic Engagement School

Citation

Rodrigues, D. L. S. (2021). A influência das atitudes em relação à matemática no envolvimento dos alunos na escola: um estudo de investigação de alunos do 3.º e 6.º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14476

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue