Publication
Da vida da obra coreográfica
dc.contributor.author | Fazenda, Maria José | |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T14:50:40Z | |
dc.date.available | 2019-12-06T14:50:40Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Em Da Vida da Obra Coreográfica consideram-se as circunstâncias em que uma obra é criada e os processos que asseguram que ela seja reapresentada em diferentes momentos e lugares, ressurgindo, reinterpretada, também na Companhia Nacional de Bailado, uma instituição portuguesa investida, simultaneamente, da responsabilidade de manter vivas obras do património da dança e de produzir novas criações. Nestas páginas, pondera-se a natureza intangível da dança e consideram-se os mecanismos da sua transmissão; traça-se a história das deslocações e transformações de La Fille mal gardée, o ballet mais antigo mantido em repertório no quadro da dança teatral de tradição europeia; identificam-se as características de La Sylphide e de Giselle, dois dos ballets românticos mais frequentemente remontados internacionalmente, e os traços que partilham com a literatura da época; atenta-se na expressividade dos solos e das composições para grupo em La Bayadère, A Bela Adormecida e O Lago dos Cisnes; analisam-se os símbolos e os valores decretados em O Quebra-Nozes e as novas criações que este ballet suscita, como Quebra Nozes Quebra Nozes; perscruta-se o tema do ritual tratado em A Sagração da Primavera e a forma como é revisitado em iTMOi; sublinham-se as competências técnicas e a abrangência estilística dos bailarinos de uma companhia de repertório e destacam-se obras que eles suscitam, como A Perna Esquerda de Tchaikovski, entre outras. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fazenda, M.J. (2018).Da vida da obra coreográfica.Lisboa: Opart/ Companhia Nacional de Bailado: Imprensa Nacional - Casa da Moeda | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10795 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | OPART/CNB : Imprensa Nacional-Casa da Moeda | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | História da dança | pt_PT |
dc.subject | Obra coreográfica | |
dc.subject | Transmissão | |
dc.subject | Reconstrução | |
dc.subject | Criação | |
dc.title | Da vida da obra coreográfica | pt_PT |
dc.type | Capítulos de Livros | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Imprensa Nacional - Casa da Moeda | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 11 | pt_PT |
oaire.citation.title | Da vida da obra coreográfica | pt_PT |
person.familyName | Fazenda Martins | |
person.givenName | Maria José | |
person.identifier.ciencia-id | C61E-74B8-62A9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2977-5945 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c148290b-c52c-4577-bd43-cf89d8e975ac | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c148290b-c52c-4577-bd43-cf89d8e975ac |