Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Leopoldino, o explorador: recurso educativo digital para a produção escrita de sequências descritivas no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Leopoldino, o explorador.pdf11.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As tecnologias digitais ocupam um papel fundamental na experiência e relação que estabelecemos com o mundo e com a pedagogia. Estas tecnologias são hoje parte integrante da vida dos cidadãos. Simultaneamente, as escolas têm vindo a enfrentar o desafio de incorporar a tecnologia nas escolas e nos próprios processos de aprendizagem. Partindo desta perceção, este projeto enquadra-se, no âmbito do ensino / aprendizagem do português no 1.º Ciclo e foca-se no processo de conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação do recurso educativo digital Leopoldino, o explorador, concebido com o objetivo de desenvolver as competências de escrita de sequências descritivas dos alunos do 4.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do recurso orientou-se segundo o modelo conceptual do design instrucional ADDIE (Analyze, Design, Development, Implementation and Evaluation). O recurso educativo digital desenvolvido foi testado com alunos do 4.º ano de escolaridade em duas escolas da zona oeste. O desempenho dos alunos foi registado em vídeo, através da plataforma Zoom. Da análise aos dados, este recurso mostrou ser eficaz para a aprendizagem de sequências descritivas e um instrumento valioso para contribuir para a dinamização de aulas e práticas inovadoras. Os resultados obtidos a partir da aplicação do recurso são positivos, tendo sido registada uma taxa de sucesso em todas as atividades, igual ou superior a 50%. O recurso concebido permite que os alunos construam o seu próprio conhecimento e apresenta-se disponível, em acesso livre, para utilização por parte de outros docentes.
ABSTRACT: Digital technologies play a fundamental role in terms of the experience and relationship we establish with the world and with pedagogy. These technologies are now an integral part of citizens' lives. At the same time, schools have been facing the challenge of incorporating technology into schools and the learning processes themselves. Based on this perception, this project falls within the scope of teaching / learning Portuguese in Primary school and focuses on the process of conception, development, implementation and evaluation of the digital educational resource Leopoldino, o explorador, conceived with the objective to develop the skills of writing descriptive sequences of students from primary school (4th year). The development of this resource was guided by the conceptual model of instructional design ADDIE (Analyze, Design, Development, Implementation and Evaluation). The digital educational resource developed was tested with 4th grade students in two schools in the west area. The students' performance was recorded on video, through the Zoom platform. According to the analysis of the data, this resource proved to be effective to learn descriptive sequences and a valuable tool to contribute to the improvement of innovative practices and classes. The results obtained from the application of the resource are positive, with a success rate of 50% or more in all activities. The designed resource allows students to build their own knowledge and is available, in open access, to other teachers.

Description

Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Didática do português Escrita Recursos educativos digitais Sequências Portuguese didactics Digital educational resource Writing Descriptive sequence

Citation

Antunes, P. M. B. (2021). Leopoldino, o explorador: recurso educativo digital para a produção escrita de sequências descritivas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14541

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue