Repository logo
 
Publication

Da teoria à prática: intervenção pedagógica em desporto durante a pandemia covid-19

dc.contributor.authorPereira, Ana
dc.contributor.authorNunes, Paulo
dc.date.accessioned2023-12-11T10:30:16Z
dc.date.available2023-12-11T10:30:16Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) disponibiliza aos interessados formação de quadros intermédios e superiores na área do Desporto, dotando os estudantes de conhecimentos que permitam intervir nas áreas do exercício e saúde, gestão do desporto, desportos de natureza ou em áreas afins, com competências profissionais diferenciadas para investigar e intervir, utilizando evidência científica no que concerne às Ciências do Desporto. A pandemia da COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, apresenta repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica numa perspetiva global, mas também repercussões e impactos sociais, económicos, políticos e culturais. Consequentemente, várias medidas de saúde pública foram implementadas nos países afetados visando conter e mitigar a disseminação da doença. A necessidade de distanciamento físico fez com que esta pandemia tenha impacto na sociedade e em particular no desporto, causando o cancelamento e adiamento de treinos, competições e eventos desportivos. Os problemas motivados pelo Coronavírus na educação manifestaram-se somente na impossibilidade de realização de aulas presenciais. Com a pandemia e o isolamento social, muitas empresas não tiveram outra saída a não ser fechar os seus negócios, justificado pelo surgimento de uma crise económica e social sem precedentes, onde o Ensino Superior, mais propriamente a formação em Desporto, não foge à regra. As aulas presenciais foram suspensas, devido ao aumento de casos e surgimento de novas variantes da COVID-19, aliados à insegurança latente na comunidade académica atendendo aos relacionamentos em espaços exíguos, com fluxos elevados de trabalhadores docentes, não docentes e estudantes, independentemente das determinações/orientações da Organização Mundial da Saúde, vertidas para Portugal pela Direção Geral de Saúde. A mudança nas rotinas afetou as formas de trabalhar e/ou estudar que foram ajustadas, na maioria dos casos, para a tipologia de Ensino a Distância, exigindo uma adaptação significativa para estudantes e docentes, num espaço temporal muito curto. Assim, adequar a prática pedagógica inerente à formação intermédia e superior em desporto, tem sido um imperativo no contexto da pandemia. Todo o contexto académico que intervém na formação em desporto teve de se adaptar e tomar medidas extraordinárias complementares, visando minimizar os efeitos da COVID-19. Desta forma, a análise do tempo de aula, o comportamento do professor/ treinador/a, o comportamento da/o estudante/atleta, feedback pedagógico, clima de aula, valor das atividades propostas e comportamentos inapropriados, apesar de terem sido desenvolvidos em contextos adaptados pelos/as discentes, constituíram o modelo de ensino-aprendizagem durante a pandemia COVID-19. Com o presente artigo pretende-se partilhar conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas aplicadas no contexto da pandemia, no âmbito da formação em Desporto existente na ESE-IPS. Para o efeito, aplicar-se-á a análise documental como método privilegiado, integrando em si um conjunto de técnicas de análise de dados qualitativos, visando a produção de conhecimentos, novas formas de compreender os fenómenos sociais e dar a conhecer o modo como estes têm sido desenvolvidos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, A., Nunes, P. (2023) Da teoria à prática: intervenção pedagógica em desporto durante a pandemia covid-19 in Silva, M. J., Branco, N., & Pessoa, A. M. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. (90-106) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.169pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-20-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16683
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectDesportos de naturezapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.titleDa teoria à prática: intervenção pedagógica em desporto durante a pandemia covid-19pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.startPage90pt_PT
oaire.citation.titleDo ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
90_Da teoria à práticaE-book_MJS_vfinal_final.pdf
Size:
212.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: