Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A prática de música erudita contemporânea ocidental para piano no ensino básico vocacional: primeira abordagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
candido.pdf4.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - No âmbito do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa, é proposto que o aluno esteja apto, no fim do seu percurso académico, a lecionar a disciplina do seu instrumento com a máxima qualidade, tendo em conta todos os aspectos inerentes à sua execução. Para o efeito, e de acordo com as normas de elaboração do trabalho de investigação, depois de atribuído um professor cooperante foi realizado um relatório de aulas observadas e lecionadas pelo mestrando na Escola de Música do Conservatório Nacional, (designada por escola cooperante) com o intuito de melhorar aspetos pedagógicos. Paralelamente, acerca da Escola de Música do Conservatório Nacional, foi feito um levantamento de acontecimentos históricos e pedagógicos considerados pelo mestrando relevantes, como também aspetos de organização e orientação da escola.
Resumo II - É urgente uma reflexão sobre os planos curriculares dos alunos de piano em todos os níveis de ensino. Alguns elementos menos necessários e mais limitativos do repertório imposto nas várias fases de ensino do piano, poderão tornar os alunos menos criativos e mais dependentes dos seus professores. Com o intuito de explorar algumas das hipóteses para uma mudança positiva e eficaz, comecemos por tornar mais conhecido o repertório mais próximo de nós. O repertório dos dias de hoje, moderno, contemporâneo, dos séculos XX e XXI, ou qualquer outra denominação que lhe quisermos dar, parece-me um excelente ponto de partida. Poderemos então perceber quais as apetências desenvolvidas aquando de uma primeira abordagem cuidada ao repertório da Música Erudita Contemporânea Ocidental.
Abstract I - By the end of the Master's Degree in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa, the student is expected to be able to teach his instrument’s subject with the highest quality, taking into account all technical and pedagogical aspects. For this purpose and in observation of the development rules of the investigation work, after being assigned a cooperating teacher, the graduation student made a report on the observed and lectured lessons at Escola de Música do Conservatório Nacional (named cooperative school) in order to improve pedagogical aspects. In addition, a survey was made of historical and educational events considered relevant by the graduate, as well as aspects of the organization and orientation of the school.
Abstract II - It is of the utmost urgency the consideration of the curricular plan for piano students in all academic levels. Some less necessary elements of the repertoire of the various stages of piano teaching may cause the students to be less creative and more dependent on their teachers. In order to explore some of the chances for a positive and effective change, we should begin with better knowing the most recent repertoire. The repertoire of our day and age, modern, contemporary, of the twentieth and twenty-first centuries (or of any other name we might give to it) should be the best starting point. If so, we will then be able to better understand the developed skills of the students when we carefully introduce the Contemporary Western Classical Music repertoire.

Description

Keywords

Música erudita contemporânea ocidental Ensino do piano Experimentação Criatividade Contemporary western classical music Piano teaching Experimentation Creativity

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License