Repository logo
 
Publication

A comunicação com e entre crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapt_PT
dc.contributor.authorPalminha, Filipa Inês dos Santos
dc.date.accessioned2024-12-18T11:04:00Z
dc.date.available2024-12-18T11:04:00Z
dc.date.issued2024-04-10
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo a apresentação, de forma reflexiva e fundamentada, da minha investigação e intervenção educativa durante todo o período da Prática Profissional e Supervisionada II (PPS II) num contexto de Jardim de Infância (JI), mais especificamente, num grupo de crianças com 4 anos de idade. As comunicações do adulto em relação às crianças podem promover a participação e a autoestima das mesmas. Neste estudo, é analisado o tipo de verbalizações do adulto (Número de Perguntas de conteúdo, Perguntas de Processo, Pedidos, Sugestões, Dirige, Ordens, Ensino, Feedback Positivo e Negativo) durante uma atividade colaborativa com uma criança. Neste estudo de caso participaram 12 crianças em idade pré-escolar e 3 adultos, numa atividade de construção conjunta ligada à situação Tandem, com materiais pré-definidos, durante 20 minutos, para que fosse possível ver se existia transferência do modelo de comunicação do adulto para a criança e desta para outras crianças. Após análise dos resultados verificou-se que a transferência dos comportamentos verbais do adulto para a criança foi baixa, tendo sido observado apenas algumas evidências de transferência de comportamento comunicativos ligados à categoria de Dirige e dos Elogios. Este estudo procura contribuir para a pesquisa científica e aprimorar as práticas da Educação de Infância, com maior ênfase na importância do adulto enquanto modelo para as crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report has the objective, in a reflexive and fundamented way, of presenting my educative investigation and intervention during the period of the Professional Supervision Practice II in the kindergarten context, more specifically in a group of children with the age of 4 years old. The adults communications in relation to the children can promote their participation and self-estime. In this research it is analysed the type of verbalisation of the adult (Number of content questions, Process questions, Requests, Suggestions, Direct, Orders, Teaching, Positive and Negative Feedback) during a collaborative activity with a child. In this study 12 children participated with pre-school ages and 3 adults, in a constructive joint activity connected to the Tandem Situation, with pre-defined materials, during 20 minutes, so that it was possible to see if if the communication model transfer existed from the adult to the child and from the child to the other children. After analysing the results, it was possible to see that the verbal behaviour transfer from the adult to the child was low, being that only a few evidences of the communicational behaviour connected to the category Direct and Complements were observed. This study looks to contribute for the scientific research and to improve the practice of Childhood Education, with a bigger emphasis on the importance of the adult as a model for the children.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPalminha, F. I. S. (2024). A comunicação com e entre crianças em idade pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18040pt_PT
dc.identifier.tid203728220
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/18040
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectComportamentos verbaispt_PT
dc.subjectTransferência de modelospt_PT
dc.subjectAdulto/criançapt_PT
dc.subjectVerbal behaviourspt_PT
dc.subjectModule transferspt_PT
dc.subjectAdult/child interactionspt_PT
dc.titleA comunicação com e entre crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioFinal_FilipaPalminha_2022490.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: