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Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto apresenta parte de um estudo concluído em 2015 no âmbito do Mestrado em
Educação Artística – especialização de Teatro na Educação (Ramirez Pereira, 2015), que
assentou num quadro teórico elaborado em torno de dois conceitos axiais, desenvolvimento
emocional e faz-de-conta, tendo sido orientado por dois objetivos gerais: perceber, em
contexto de faz- de-conta em jardim de infância, em que medida as competências pró-sociais
e de regulação emocional da criança se manifestam através da linguagem verbal e não-verbal e
identificar as suas competências de nomeação e regulação emocionais. Estes dados foram
recolhidos com recurso a observação direta, naturalista e não participante. As conceções da
educadora sobre os tópicos em estudo foram apuradas através de entrevista semiestruturada
e de questionário de resposta aberta.
Os resultados obtidos, sujeitos a análise de conteúdo e a tratamento estatístico, sugerem, por
um lado, que a educadora valoriza e promove regularmente práticas de faz-de-conta e que,
por outro lado, daquele tipo de brincadeira emergem manifestações de competências
emocionais, em particular de comportamentos pró-sociais. Cremos poder inferir que o
desenvolvimento destas competências beneficia do modo como a educadora organiza o
ambiente educativo e, especificamente, da forma como planeia e dinamiza as atividades de fazde-
conta.
Description
Keywords
Faz-de-conta Jogo dramático Teatro Jardim de infância Competências emocionais Educador
Citation
Pereira, F., Falcão, M., Almeida, T. (2017) O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (108-121) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais