Repository logo
 
Publication

O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador

dc.contributor.authorPereira, Filipa Ramirez
dc.contributor.authorFalcão, Miguel
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago
dc.date.accessioned2020-07-06T14:26:23Z
dc.date.available2020-07-06T14:26:23Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste texto apresenta parte de um estudo concluído em 2015 no âmbito do Mestrado em Educação Artística – especialização de Teatro na Educação (Ramirez Pereira, 2015), que assentou num quadro teórico elaborado em torno de dois conceitos axiais, desenvolvimento emocional e faz-de-conta, tendo sido orientado por dois objetivos gerais: perceber, em contexto de faz- de-conta em jardim de infância, em que medida as competências pró-sociais e de regulação emocional da criança se manifestam através da linguagem verbal e não-verbal e identificar as suas competências de nomeação e regulação emocionais. Estes dados foram recolhidos com recurso a observação direta, naturalista e não participante. As conceções da educadora sobre os tópicos em estudo foram apuradas através de entrevista semiestruturada e de questionário de resposta aberta. Os resultados obtidos, sujeitos a análise de conteúdo e a tratamento estatístico, sugerem, por um lado, que a educadora valoriza e promove regularmente práticas de faz-de-conta e que, por outro lado, daquele tipo de brincadeira emergem manifestações de competências emocionais, em particular de comportamentos pró-sociais. Cremos poder inferir que o desenvolvimento destas competências beneficia do modo como a educadora organiza o ambiente educativo e, especificamente, da forma como planeia e dinamiza as atividades de fazde- conta.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F., Falcão, M., Almeida, T. (2017) O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (108-121) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12009
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFaz-de-contapt_PT
dc.subjectJogo dramáticopt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectCompetências emocionaispt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.titleO faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educadorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage121pt_PT
oaire.citation.startPage108pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameFalcão
person.familyNameAlmeida
person.givenNameMiguel
person.givenNameTiago
person.identifier.ciencia-id2A1B-2FDE-132C
person.identifier.orcid0000-0002-5506-0516
person.identifier.orcid0000-0002-3557-0623
person.identifier.ridE-4956-2011
person.identifier.scopus-author-id25924238600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione5f2fbf4-97c9-4b0c-b8ad-017e16dfca78
relation.isAuthorOfPublication132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye5f2fbf4-97c9-4b0c-b8ad-017e16dfca78

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O faz-de-conta no desenvolvimentoemocional de crianças dos 3 aos 6anos3oeme_atas.pdf
Size:
111.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections