Repository logo
 
Publication

Contemplar a "teoria e prática da criatividade" no Ensino Superior

dc.contributor.authorBurgo, Filipa
dc.date.accessioned2020-07-10T13:45:15Z
dc.date.available2020-07-10T13:45:15Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA Teoria e Prática da Criatividade‖ é uma Unidade Curricular (UC) que faz parte da oferta formativa da ESELx e que faz jus ao seu nome. De carácter teórico-prático, esta disciplina é direcionada para alunos da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias, em resposta a uma necessidade educativa sentida na contemporaneidade. Consciente que a criatividade é uma competência fundamental para o desenvolvimento optimizado do indivíduo e para a cidadania do séc. XXI, esta comunicação visa apresentar uma disciplina criada para explorar o que é a criatividade e para estimular o potencial criativo dos alunos no ensino superior. Com a apresentação da UC pretende-se refletir sobre a importância de implementação de exercícios práticos para a resolução criativa de problemas em sala de aula, e aferir o seu impacto em turmas de licenciatura, com incidência nos benefícios que a promoção da criatividade traz no processo ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe "Theory and Practice of Creativity" is a course that is part of the training offer of ESELx. This theoretical and practical Curricular Unit (CU) is directed for students of the "Visual Arts and Technologies" degree course, in response to an educational need felt in the schools and workplaces. Aware that creativity is a key skill for the optimal development of the individual and for citizenship of the XXI century, this communication aims at presenting a course designed to explore what is creativity and to stimulate creative potential of students in higher education. With the presentation of this curricular unit, we intended to reflect on the importance of implementation of practical exercises for creative problem solving in the classroom, and assess their impact on undergraduate courses, with a focus on benefits that creativity promotion brings to the teaching-learning process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBurgo, F. (2016) Contemplar a "teoria e prática da criatividade" no Ensino Superior in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (71-82) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.pt_PT
dc.identifier.issn978-989-95733-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12030
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleContemplar a "teoria e prática da criatividade" no Ensino Superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage82pt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Contemplar a ―Teoria e Prática daCriatividade‖ no Ensino Superioratas_vii_enc.cied.pdf
Size:
241.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections