Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a aprendizagem do conceito de área, com recurso a materiais manipuláveis

dc.contributor.advisorRodrigues, Margaridapor
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Marisa Mateus
dc.date.accessioned2014-10-16T13:37:04Z
dc.date.available2014-10-16T13:37:04Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre a prática pedagógica realizada numa turma de 3.º ano, fazendo referência a uma pequena investigação sobre a aprendizagem do conceito de área, utilizando materiais manipuláveis, que teve como objetivos: (i) analisar de que forma compreendem os alunos de 3.º ano o conceito de área e (ii) compreender o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem do conceito. A partir da diagnose efetuada, foi possível constatar que as principais fragilidades dos alunos integram-se no domínio da leitura, da escrita e da matemática, sendo os objetivos do Plano de intervenção relacionados com as mesmas. Ao longo de toda a intervenção aplicaram-se diversas metodologias e estratégias, de modo a concretizar os objetivos mencionados. Neste sentido, introduziram-se rotinas, nas diversas disciplinas, e atividades que permitiram aprendizagens significativas. Para a avaliação das mesmas foram utilizados diversos instrumentos, como grelhas de avaliação, produções dos alunos e gravações áudio, sendo utilizada uma metodologia qualitativa. Toda a avaliação realizada permite concluir que existiu uma evolução, por parte dos alunos, no que respeita às suas aprendizagens. Importa referir que são apresentadas diversas atividades realizadas durante a prática, dando destaque às que permitiram o desenvolvimento da investigação.por
dc.description.abstractABSTRACT This report focuses on pedagogical practice performed in 3rd year class, referring to a small research about learning the concept of area using manipulative materials with the follow objectives:. (I) examine how 3. grade students understand the area concept and (II) understand the importance of manipulative materials in learning the concept. From the diagnostics performed, it was found that the main weaknesses of the students are in reading, writing and mathematics domain, making the goals of the intervention plan being directly that. Throughout the intervention different methodologies and strategies were applied in order to achieve the aforementioned goals. In this sense, routines were introduced in the various disciplines, and activities that allowed meaningful learning. In order to evaluate were used the same variety of instruments, such as evaluation grids, students's productions and audio recordings, which having been used a qualitative methodology. After all the assessment performed we can now conclude that there was an evolution, by students, on their learning process and difficulties. Its important to refer that various activities performed during practice are presented, highlighting those that allowed the development of research.en
dc.identifier.tid201357127pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3886
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectÁreapor
dc.subjectMateriais manipuláveispor
dc.subjectAprendizagens significativaspor
dc.subjectAreaen
dc.subjectMaterials manipulativesen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titlePrática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: a aprendizagem do conceito de área, com recurso a materiais manipuláveispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A aprendizagem do conceito de área, com recurso a materiais manipuláveis.pdf
Size:
6.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: