Repository logo
 
Publication

Eu também ando na escola: a escola quando a criança tem doença crónica

dc.contributor.authorSantos, Margarida Custódio dos
dc.contributor.authorGrilo, Ana Monteiro
dc.date.accessioned2014-01-17T15:29:14Z
dc.date.available2014-01-17T15:29:14Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA Escola é o primeiro e mais importante contexto de vida e de desenvolvimento da criança depois do seu “casulo” família. Espera-se que seja na Escola que a criança passe grande parte dos seus dias. Para muitas crianças, no entanto, a vivência Escolar é intercalada ou misturada com outras vivências potencialmente stressantes e desafiadoras do seu desenvolvimento e sua construção de identidade. As crianças com Doença Crónica fazem parte desse grupo, são crianças normais em situações anormais. Baseado na literatura e em experiências de crianças com doença crónica, serão abordados, neste artigo, alguns problemas, preocupações e necessidades, no âmbito da Escola, destas crianças e das suas famílias. Tentando “trazer respostas” serão ainda apontados possíveis contributos para a minoração dos problemas enunciados.por
dc.description.abstractABSTRACT - School is the first and the most important child developmental context, outside home/family environment and it is at school that children are supposed to spend most of their time. However, for children with chronic health conditions, attending school is interspersed with other potentially stressful and challenging experiences of their development and their identity. These are “normal children in an abnormal situation”. Based on the literature and on statements of children with chronic disease (CD), this paper reflects on problems, worries and needs of children with CD and their parents, when reentry school after diagnosis or hospitalization. Some contributions are also presented targeting the development of more effective psychological interventions.por
dc.identifier.citationSantos MC, Grilo A. Eu também ando na escola: a escola quando a criança tem doença crónica. In Gonçalves C, Tomás C, editors. ATAS do V Encontro do CIED - Escola e Comunidade. Lisboa: CIED - Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais; 2012. p. 75-85.por
dc.identifier.isbn978-989-95733-3-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3121
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIED - Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionaispor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/cied/download/Atas_V_Encontro_Cied.pdfpor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectMeio escolarpor
dc.subjectDoença crónicapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectChronic diseasepor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectSchool reentrypor
dc.titleEu também ando na escola: a escola quando a criança tem doença crónicapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage85por
oaire.citation.startPage75por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Eu também ando na escola.pdf
Size:
9.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: