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Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso

dc.contributor.advisorCosta, António Firmino dapt_PT
dc.contributor.authorPina, Helena Figueiredo
dc.date.accessioned2023-09-19T08:35:16Z
dc.date.available2023-09-19T08:35:16Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE, como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.pt_PT
dc.description.abstractA partir de um inquérito realizado a um conjunto de 219 jovens estudantes de uma instituição de ensino superior público, situada em Lisboa, são analisadas as práticas e as frequências de consumo destes jovens, que estão directamente relacionadas com os recursos que possuem (económicos e de tempo). De entre as várias áreas de consumo privilegiadas pelos jovens interessou-nos aprofundar os factores presentes no processo de compra de artigos de vestuário e calçado, já que este tipo de artigos parece cumprir uma importante função no engendrar das suas identidades pessoais. Por outro lado, quisemos saber quais as suas preferências e factores justificativos dessas preferências no que respeita a marcas comerciais e revistas juvenis. Acreditamos que explorar as representações imagéticas (atributos e relações psicológicas) que estes jovens detêm das suas marcas de eleição é desvendar parte dos seus mapas perceptuais. Da mesma forma, a análise de um conjunto restrito de publicações juvenis, de entre as suas preferidas, ao nível dos temas salientes do seu conteúdo e da publicidade inserida contribui para um conhecimento mais profundo da oferta editorial e do universo simbólico da publicidade dirigidas a jovens. O presente estudo pretende assim contribuir para a compreensão e análise de diversos aspectos julgados pertinentes ligados ao consumo juvenil.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present study intends to contribute to the understanding and analysis of some of the aspects related to youth consumption. Based on an inquiry to a group of 219 students from a public university in Lisbon, we analyse the practices and the frequency of consumption of this group. Practices which are directly related to their financial resources and their available time. Amongst the several consumption areas of interest to the youth, we intend to know in greater depth what are the factors present in their choice to buy clothes and shoes, once these articles have been shown to play an important role in the creation of an image of their personal identities. We are further interested in knowing what are their preferences and which reasons justify these preferences regarding brands and youth magazines. We believe that to explore the imagery associations (attributes and psychological relationships) of this group regarding brands, is to reveal part of their perceptual maps. Further, we analyze a selected group of youth publications amongst those of the group’s choice. This analysis of magazines, both at the level of their salient themes and the advertising they contain, contributes to a deeper knowledge about the youth editorial offer and about the symbolic universe of advertising targeting youth.en
dc.description.abstractRESUMÉ La présent étude entend contribuer à la compréhension et à l’analyse de certains aspects liés à la consommation de la jeunesse. Nous appuyant sur une enquête menée auprès de 219 étudiants d’une université publique à Lisbonne, nous analysons les pratiques et la fréquence de consommation de ce groupe. Ces pratiques étant directement liées à leur resources financières et à leur temps libre. Parmi les différents pôles d’interét de la consommation des jeunes, nous cherchons à savoir quels sont, en profondeur, les facteurs présents dans leur choix de vêtements et de chaussures, et qui sont reconnus comme étan déterminants dans l’élaboration de l’image qu’ils se font de leur identité personnelle. Nous sommes de plus interéssés à savoir quelles sont leur préferences, et quelles raisons justifient ces préférences, en matière de marques comerciales et de magazines destinés à la jeunesse. Nous croyons qu’en explorant les imageries associées (attributs et relations psychologiques) de ce groupe quant à leurs marques préferées, nous révèlons une partie de la géographie de leur perception. De la même façon, l’analyse d’une sélection des magazines préferés du groupe, aussi bien au niveau de leur thèmes de predilection qu’à celui de la publicité qu’ils contiennent, contribue à une connaissance approfondie de la presse destinée à la jeunesse et de l’univers symbolique de la publicité qui en fait as cible.fre
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPina, H.F. (2001). Jovens, Consumo, Marcas e Revistas: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16480pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16480
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTEpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectAutonomia financeira dos jovenspt_PT
dc.subjectHábitos de poupança juvenispt_PT
dc.subjectActividades de tempos livrespt_PT
dc.subjectConsumos juvenispt_PT
dc.subjectCompra de vestuário e calçadopt_PT
dc.subjectMarcas comerciaispt_PT
dc.subjectPreferênciaspt_PT
dc.subjectRepresentações imagéticaspt_PT
dc.subjectRevistas juvenispt_PT
dc.subjectPublicidade de vestuáriopt_PT
dc.subjectYouthen
dc.subjectYouth financial autonomyen
dc.subjectSavings habits of youthen
dc.subjectLeisure activitiesen
dc.subjectYouth consumptionen
dc.subjectAcquisition of clothing and shoesen
dc.subjectBrandsen
dc.subjectPreferencesen
dc.subjectBrands imagery associationsen
dc.subjectYouth magazinesen
dc.subjectClothing advertisingen
dc.subjectJeunessefre
dc.subjectAutonomie financière de la jeunessefre
dc.subjectComportement de la jeunesse face à l’épargnefre
dc.subjectOccupation du temps librefre
dc.subjectConsommation de la jeunessefre
dc.subjectAchat de vêtements et de chaussuresfre
dc.subjectMarques comercialesfre
dc.subjectPréférencesfre
dc.subjectImageries associées de las marques comercialesfre
dc.subjectMagazines pour la jeunessefre
dc.subjectPublicité pour les vêtementsfre
dc.titleJovens, consumo, marcas e revistas: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, ISCTEpt_PT
oaire.citation.titleJovens, consumo, marcas e revistas: estudo de casopt_PT
person.familyNameFigueiredo Pina
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idE61B-0C90-EFCA
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c

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