Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.46 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo teve em vista estimar e analisar a possível relação entre as
competências profissionais e as práticas dos Ortoptistas nos Programas de Rastreio Visual Infantil, com o objectivo de identificar e descrever as competências essenciais destes profissionais da saúde. Para o efeito, foi elaborado um quadro teórico apoiado na
literatura, a partir do qual se definiram 3 dimensões de análise: Competências
Sistémicas (ST), Competências Interpessoais (IP) e Competências instrumentais (IT). Com o recurso a uma entrevista colectiva específica conhecida por Focus Group, foi
auscultada a percepção de um painel de especialistas sobre as competências
profissionais que devem possuir os Ortoptistas que desempenham funções nos
Programas de Rastreio Visual Infantil. Complementarmente, através de um inquérito por questionário, foi recolhida a percepção dos Ortoptistas sobre as competências
profissionais que consideram possuir e a forma como as utilizam na sua prática
profissional. As dimensões do questionário apresentaram a seguinte consistência interna: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Os resultados dos coeficientes de correlação de Spearman, sugerem a existência de uma correlação positiva moderada entre as competências profissionais e sua aplicação na prática profissional (r(ST)=0,634; r(IP)=0,61; r(IT)=0,606; p=0,000). Foram identificadas 5 competências essenciais, destacando-se na dimensão Competências Sistémicas a compreensão da visão binocular e a compreensão do papel da refracção na visão binocular. Com base nos
resultados propõe-se um modelo de intervenção para o desenvolvimento de
competências em contexto organizacional.
Description
Keywords
Ortoptistas Rastreio visual infantil Competências Prática profissional Contexto organizacional
Citation
Costa CR. Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil [Dissertation]. Universidade de Évora/ESTeSL; 2010.