Repository logo
 
Publication

Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores

dc.contributor.advisorMachado, Ana Teresapor
dc.contributor.authorJesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de
dc.date.accessioned2015-04-17T11:05:57Z
dc.date.available2015-04-17T11:05:57Z
dc.date.issued2014-11
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.por
dc.description.abstractCom o aumento da competitividade no sector do fitness, a aquisição de novos clientes implica sempre mais custos para a empresa, quando comparados com os custos associados à manutenção de clientes fidelizados. Desta forma, a retenção e fidelização destes clientes torna-se uma meta fundamental para um ginásio. Como objetivo fundamental da presente investigação propõe-se estudar se o staff de um ginásio atua como variável moderadora na relação entre a qualidade e a satisfação do serviço e a fidelização, ou seja, se o staff impacta estas relações positivamente. Procedeu-se à realização de questionários junto de sócios de ginásios e concluiu-se que a qualidade de serviço do staff modera a relação entre a satisfação com o serviço do ginásio e a fidelização mas anula a relação entre a qualidade de serviço de um ginásio e a fidelização. Não foi também validada a satisfação com o serviço do staff como variável moderadora. Estes resultados alargam o conhecimento sobre fidelização de clientes em ginásios, especificamente sobre o papel decisivo da qualidade de serviço do staff e,por consequência, na retenção de clientes.por
dc.description.abstractWith increased competition in the fitness industry, the acquisition of new customers always implies more costs for the company, when compared with the costs associated with maintaining loyal clients. Thus, the retention and loyalty of these customers becomes a key target for a gym. The fundamental goal of this present research proposes to study if the staff of a gym acts as a moderating variable in the relationship between quality and servisse satisfaction and loyalty, in other words, if the staff positively impacts these relationships. Questionnaires were conducted with members of gyms and it was found that staff service quality moderates the relationship between service satisfaction and the loyalty with the gym but nullifies the relationship between the quality of a gym service and loyalty. It was also not validated the staff service satisfaction as a moderating variable. These results extend the knowledge about customer loyalty in gyms, specifically about the decisive role of staff service quality and therefore customer retention.por
dc.identifier.citationJesus, Inês Patricia Aguiar Ramos de - Fidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutores. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.tid201130190por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4445
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpor
dc.subjectFidelização de clientespor
dc.subjectRetenção de clientespor
dc.subjectQualidade de serviçopor
dc.subjectSatisfação com o serviçopor
dc.subjectGinásiopor
dc.subjectInstrutorpor
dc.subjectStaffpor
dc.subjectFitnesspor
dc.subjectCustomers loyaltypor
dc.subjectCustomers retentionpor
dc.subjectQuality of servicepor
dc.subjectSatisfaction with the servicepor
dc.subjectGympor
dc.subjectInstructorpor
dc.subjectStaffpor
dc.subjectFitnesspor
dc.titleFidelização em ginásios: o papel influenciador dos instrutorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleFidelização em ginásiospor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE FINAL PM - Inês de Jesus.pdf
Size:
415.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: