Repository logo
 
Publication

Análise e comparação do programa de ensino oficial de viola de arco da Escola de Música do Conservatório Nacional e o programa de exames Associated Board of the Royal Schools of Music

dc.contributor.advisorMuñoz, Pedro Saglimbeni
dc.contributor.advisorAnacleto, Catarina
dc.contributor.authorBarbosa, António Manuel Pereira
dc.date.accessioned2019-06-06T16:05:08Z
dc.date.available2019-06-06T16:05:08Z
dc.date.issued2013-08
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractEste relatório de estágio foi elaborado com duas partes distintas, o relatório de estágio e a investigação, estando estas interligadas e com o objectivo de ajudar a resolver e responder a aspectos que melhoram a nossa pedagogia enquanto docentes. A primeira parte, mostra o relatório de estágio que se centra no percurso de três alunos em análise a nível pedagógico, sendo apresentado as obras que trabalharam e os métodos utilizados para alcançar os objectivos pretendidos no ano lectivo de 2012/2013. Cada um dos alunos foi seguido e estudado minuciosamente, a nível técnico e musical, não deixando de referir todos os planos de aulas, programa anual a cumprir e conclusões da parte psicopedagógica, ao nível das competências de motivação dos alunos essenciais para um maior desenvolvimento e consciência por parte do professor, ajudando numa aprendizagem mais clara e directa para cada um dos alunos, visto que estes necessitam de ultrapassar barreiras ao longo de cada ano. A segunda parte, centra-se na análise de dois programas e metodologias de ensino, o Programa Oficial de Viola de Arco da Escola de Música do Conservatório Nacional e o Programa de Exames Associated Board of the Royal School of Music (ABRSM) aplicado no Conservatório de Música de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL). Estes programas são utilizados como base do ensino da viola de arco na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música de Dança e de Arte Dramática de Lisboa em Portugal. Foram realizadas oito entrevistas: duas delas a professores do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga; dois professores do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian; uma professora da Academia de Música de Vilar do Paraíso e Escola de Artes da Bairrada; uma professora da Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e Universidade do Minho; uma professora da Academia de Música de Espinho e Escola Profissional de Música de Espinho e uma professora da Escola de Música do Conservatório Nacional com as idades compreendidas entre os 24 anos e os 46 anos. Estas entrevistas ajudaram a compreender as vantagens e desvantagens destes dois programas aplicados ao ensino. De um modo geral, todos os professores que participaram nesta investigação gostavam de unificar um programa que fosse actualizado primeiramente e depois usado como base do ensino da viola de arco. Por fim, acabo por dizer que a metodologia e programa aplicado no ensino vão ajudar numa melhor aprendizagem e desenvolvimento a nível musical.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This internship report was drawn up with two distinct parts, the internship report and the research, which are connected, in order to help solve and respond to aspects that improve our pedagogy as teachers. The first part shows the internship report which focuses on the progression of three students in educational level analysis, being presented the musical pieces that they were working in and the methods used to achieve the desired objectives in the academic year of 2012/2013. Each of the students was followed and meticulously studied at the technical and musical level, not forgetting to mention all the lesson plans, and annual program to meet the pedagogical conclusions at level of motivation skills in students essential to the teacher’s further development and awareness, assisting in learning more clearly and directly to each student, since they need to overtake barriers along each year. The second part focuses on literary research, approaching two teaching methodologies, the Official Program of Viola of the Escola de Música do Conservatório Nacional and the Associated Board of the Royal School of Music exam program. These programs are for me, and many more teachers, used as a base of teaching / learning music to a music student. Eight interviews were held: two teachers of the Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga; two teachers of the Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian; one teacher of the Academia de Música de Vilar do Paraíso e Escola de Artes da Bairrada; one teacher of the Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e Universidade do Minho; one teacher of the Academia de Música de Espinho e Escola profissional de Música de Espinho; and one teacher of the Escola de Músic do Conservatório Nacional, with ages between 24 and 46 years old. These interviews helped to understand the advantages and disadvantages of these two programs. In general, all the teachers who participated in this study would like to unify a program that should be updated first and then used as a teaching "base" for Viola.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201706717
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10120
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectProgramapt_PT
dc.subjectViola de arcopt_PT
dc.subjectAssociated Board of the Royal School of Musicpt_PT
dc.subjectAtualizaçãopt_PT
dc.subjectUnificaçãopt_PT
dc.subjectProgrampt_PT
dc.subjectViolapt_PT
dc.subjectUnificationpt_PT
dc.subjectUpdatept_PT
dc.titleAnálise e comparação do programa de ensino oficial de viola de arco da Escola de Música do Conservatório Nacional e o programa de exames Associated Board of the Royal Schools of Musicpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleAnálise e comparação do programa de ensino oficial de viola de arco da Escola de Música do Conservatório Nacional e o programa de exames Associated Board of the Royal Schools of Musicpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Estágio - António Barbosa.pdf
Size:
872.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: