Repository logo
 
Publication

Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta

dc.contributor.authorInfante, Maria da Luz Côco Valente
dc.contributor.authorCanavarro, A. P.
dc.date.accessioned2020-07-07T11:24:28Z
dc.date.available2020-07-07T11:24:28Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO foco deste artigo são as estratégias usadas pelos alunos para lidar com tarefas de proporcionalidade direta, no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico que apelam, inicialmente, ao estudo de casos particulares e, posteriormente, à generalização. Procuramos responder à seguinte questão: Que estratégias usam os alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade, realizado no quadro de uma experiência de ensino, envolvendo uma sequência de doze tarefas que apelavam à generalização, estavam ancoradas na realidade próxima dos alunos e que foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Concluímos que na resolução das tarefas de proporcionalidade direta, no estudo de casos particulares, os alunos usaram de forma mista estratégias multiplicativas, escalares e funcionais, e estratégias aditivas de construção, denominadas vulgarmente por building-up. Contudo, na busca da generalização, verificou-se o abandono das estratégias aditivas e a adoção generalizada de estratégias multiplicativas inerentes à relação de proporcionalidade direta.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationInfante, M., Canavarro, A. P. (2017) Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (237-252) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12017
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento algébricopt_PT
dc.subjectGeneralizaçãopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectProporcionalidade diretapt_PT
dc.titleEstratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade diretapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage252pt_PT
oaire.citation.startPage237pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameCanavarro
person.givenNameAna Paula
person.identifier.ciencia-idB519-15DC-0EA4
person.identifier.orcid0000-0002-6302-5470
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione41ccf94-56a7-4828-8dda-ec5adf3c36a5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye41ccf94-56a7-4828-8dda-ec5adf3c36a5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Estratégias usadas pelos alunos para lidarcom a generalidade em tarefas deproporcionalidade direta3oeme_atas.pdf
Size:
495.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections