Repository logo
 
Publication

Etnocentrismo e marca-nação: efeitos na intenção de compra

dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.contributor.authorMatos, Elisa
dc.date.accessioned2019-10-22T11:24:54Z
dc.date.available2019-10-22T11:24:54Z
dc.date.issued2019-09-20
dc.description.abstractO consumo doméstico constitui uma forma de consumir produtos focada no próprio país de origem. De acordo com a literatura da especialidade, a imagem que os consumidores têm do seu próprio país, a ligação afectiva e o etnocentrismo do consumidor são em certa medida preditores do comportamento de consumo de produtos nacionais. Como tal, é intento desta investigação, contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto destes fatores sobre a intenção de compra de produtos nacionais por parte do consumidor português. Para testar a existência de influência e relação entre os fatores aqui analisados recorremos a um método de análise quantitativo que se traduziu na aplicação de um questionário a 150 indivíduos. Com base nos resultados obtidos confirmámos as quatro hipóteses de trabalho previamente definidas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Domestic consumption is a way of consuming products focused on the home country. According to the literature, the image that consumers have of their own country and their products, their emotional bond to the country and their ethnocentric tendencies can predict to some extent the consumption behavior of domestic consumer. As such, it is intent of this research to contribute to a deeper understanding of the impact of these factors on the portuguese consumer’s intention to purchase Portuguese products. To test the existence of an influence of these factors upon the purchase intention of national products by domestic consumers in Portugal, we used a quantitative method of research through a questionnaire to 150 individuals. Based on the results obtained we could confirm all of the previously defined working hypotheses.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMiranda, S., & Matos, E. (2019). Etnocentrismo e marca-nação: Efeitos na intenção de compra. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicaspt_PT
dc.identifier.isbn978-613-9-79604-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10600
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherNovas Edições Acadêmicaspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectImagens país-de-origempt_PT
dc.subjectMarca-Naçãopt_PT
dc.subjectLigação afectivapt_PT
dc.subjectEtnocentrismo do consumidorpt_PT
dc.subjectConsumo domésticopt_PT
dc.subjectProdutos nacionaispt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectIdentidade nacionalpt_PT
dc.subjectCountry-of-origin Imageen
dc.subjectNation-branden
dc.subjectEmotional bonden
dc.subjectConsumer ethnocentrismen
dc.subjectDomestic consumptionen
dc.subjectNational productsen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectNational identityen
dc.titleEtnocentrismo e marca-nação: efeitos na intenção de comprapt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBeau Bassin, Mauritiuspt_PT
oaire.citation.titleEtnocentrismo e marca-nação: efeitos na intenção de comprapt_PT
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Etnocentrismo e marca-nação - CAPA.pdf
Size:
196.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections