dc.contributor.author | Pina, Helena Figueiredo | |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T09:01:07Z | |
dc.date.available | 2023-05-31T09:01:07Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este artigo reflete sobre a influência que a Publicidade e a Moda, e em particular a Publicidade de Moda têm enquanto modelos de referência, tanto para a construção da identidade pessoal (onde a aparência surge como reflexo), como para a interiorização dos modelos de conduta associados às representações de género veiculadas que ajudam a interpretar a realidade social. Publicidade e Moda são produtos culturais e a Publicidade de Moda utiliza códigos, transmite mensagens numa linguagem “quase“ silenciosa sendo expressão da cultura atual. Outrora símbolo de estatuto social, a Moda é agora símbolo de criação identitária própria através dos olhos dos outros, ou seja, num contexto de relações sociais. A busca é a diferenciação como indivíduo e os sinais das marcas de moda são usados pelos indivíduos na afirmação da sua unicidade, da sua originalidade. Particularmente na imagética da publicidade de moda, há já algumas décadas que a publicidade é palco do simbolismo sexual, tanto na sensualidade ligada a determinados ideais de aparência ou beleza, como no papéis e relações entre géneros que são aprendidos e representados socialmente. De facto, os efeitos da comparação entre as imagens do corpo e a realidade do próprio corpo, podem resultar em julgamentos negativos acerca da imagem corporal e uma forte pressão para as mulheres, mas também para os homens, na tentativa algo inglória para alcançar um ideal, na maior parte das vezes irreal, porque é o resultado de simulações várias transmitidas pelas imagens publicitárias. Por outro lado, o género é um traço identitário profundamente implicante para o ser humano pois culturalmente liga-se a noção de género aos papéis sexuais e sociais definidos para os indivíduos. Ao nível das representações de género, este é um tempo “em aberto”, tudo é possível, porque os papéis femininos e masculinos veiculados pela publicidade se vão gradualmente modificando, mas em coexistência com os papéis mais estereotipados de outrora e os mais revolucionários do amanhã, transformando o agora num momento algo ambíguo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pina, H. F. (2013). Publicidade, moda e representações de género em plena globalização. In J. Veríssimo & M.L. Martins (orgs.) Livro de Actas do 8º Congresso da SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia (865-871), ESCS/SOPCOM. https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15743 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15743 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-3877 3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16183 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Comunicação Social, IPL | pt_PT |
dc.publisher | SOPCOM | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15743 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Publicidade | pt_PT |
dc.subject | Moda | pt_PT |
dc.subject | Representações de género | pt_PT |
dc.subject | Identidade pessoal | pt_PT |
dc.subject | Aparência | pt_PT |
dc.subject | Papéis sociais | pt_PT |
dc.title | Publicidade, moda e representações de género em plena globalização | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 871 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 865 | pt_PT |
oaire.citation.title | 8º Congresso da SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia (Livro de Actas) | pt_PT |
person.familyName | Figueiredo Pina | |
person.givenName | Helena | |
person.identifier.ciencia-id | E61B-0C90-EFCA | |
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