Repository logo
 
Publication

Publicidade, moda e representações de género em plena globalização

dc.contributor.authorPina, Helena Figueiredo
dc.date.accessioned2023-05-31T09:01:07Z
dc.date.available2023-05-31T09:01:07Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste artigo reflete sobre a influência que a Publicidade e a Moda, e em particular a Publicidade de Moda têm enquanto modelos de referência, tanto para a construção da identidade pessoal (onde a aparência surge como reflexo), como para a interiorização dos modelos de conduta associados às representações de género veiculadas que ajudam a interpretar a realidade social. Publicidade e Moda são produtos culturais e a Publicidade de Moda utiliza códigos, transmite mensagens numa linguagem “quase“ silenciosa sendo expressão da cultura atual. Outrora símbolo de estatuto social, a Moda é agora símbolo de criação identitária própria através dos olhos dos outros, ou seja, num contexto de relações sociais. A busca é a diferenciação como indivíduo e os sinais das marcas de moda são usados pelos indivíduos na afirmação da sua unicidade, da sua originalidade. Particularmente na imagética da publicidade de moda, há já algumas décadas que a publicidade é palco do simbolismo sexual, tanto na sensualidade ligada a determinados ideais de aparência ou beleza, como no papéis e relações entre géneros que são aprendidos e representados socialmente. De facto, os efeitos da comparação entre as imagens do corpo e a realidade do próprio corpo, podem resultar em julgamentos negativos acerca da imagem corporal e uma forte pressão para as mulheres, mas também para os homens, na tentativa algo inglória para alcançar um ideal, na maior parte das vezes irreal, porque é o resultado de simulações várias transmitidas pelas imagens publicitárias. Por outro lado, o género é um traço identitário profundamente implicante para o ser humano pois culturalmente liga-se a noção de género aos papéis sexuais e sociais definidos para os indivíduos. Ao nível das representações de género, este é um tempo “em aberto”, tudo é possível, porque os papéis femininos e masculinos veiculados pela publicidade se vão gradualmente modificando, mas em coexistência com os papéis mais estereotipados de outrora e os mais revolucionários do amanhã, transformando o agora num momento algo ambíguo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPina, H. F. (2013). Publicidade, moda e representações de género em plena globalização. In J. Veríssimo & M.L. Martins (orgs.) Livro de Actas do 8º Congresso da SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia (865-871), ESCS/SOPCOM. https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15743pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15743pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-20-3877 3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16183
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Social, IPLpt_PT
dc.publisherSOPCOMpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15743pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectRepresentações de géneropt_PT
dc.subjectIdentidade pessoalpt_PT
dc.subjectAparênciapt_PT
dc.subjectPapéis sociaispt_PT
dc.titlePublicidade, moda e representações de género em plena globalizaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage871pt_PT
oaire.citation.startPage865pt_PT
oaire.citation.title8º Congresso da SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia (Livro de Actas)pt_PT
person.familyNameFigueiredo Pina
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idE61B-0C90-EFCA
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ARTIGO_ Publicidada, Moda e Representação de Género em plena Globalização.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: