Repository logo
 
Publication

A criança, a família e a escola: uma relação a construir

dc.contributor.advisorLino, Dalilapor
dc.contributor.authorBatista, Ana Inês Castanheira
dc.date.accessioned2014-10-30T11:19:45Z
dc.date.available2014-10-30T11:19:45Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractTendo como titulo “A criança, a família e a escola: uma relação a construir”, o presente relatório tem como objetivo ilustrar, analisar e fundamentar de modo reflexivo o trabalho que realizei ao longo da prática profissional supervisionada, sendo esta desenvolvida em contexto de Creche e Jardim de Infância, decorrendo entre os meses de janeiro e maio. É um relato objetivo e reflexivo do meu percurso profissional, centrado na participação das famílias ao longo do processo educativo das crianças, bem como no papel do educador na relação com as famílias. Aborda o início da relação entre as famílias e eu, enquanto estagiária e a importância do papel das mesmas para a construção e consolidação das aprendizagens das crianças realizadas em contexto de sala. Reflito ainda, acerca da necessidade de escutar as vozes das famílias e das crianças sobre a importância do trabalho desenvolvido com as famílias. A reflexão do percurso percorrido contribuiu para a melhoria da qualidade da minha prática pedagógica como, também da minha ação para com as famílias das crianças.por
dc.description.abstractAbstract The title “The child, the family and the school: a relation to be built”, of the disclosed report has as objective to illustrate, analyze and justify in a reflective fashion the work I have completed throughout a supervised professional practice, this being developed in the context of Day Care Center and Preschool, taking place between January and May. It is an objective and reflective account of my professional career; it is centered on the participation of families throughout the educational process of children, as well as the role that an educator represents in relation to the families. This report addresses the emerging relationship between families and intern (myself) and the importance behind the role of a family for the construction and consolidation in the learning of children held in the context of a classroom. Also, I reflect on the need to listen to thevoices of the families and children regarding the importance of the work developed with the families. Reflecting on the taken trajectory contributes to improving the quality of my pedagogical practice, as well as my action towards the families of the children.en
dc.identifier.tid201346583pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3919
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação de infânciapor
dc.subjectParticipação das famíliaspor
dc.subjectPapel do educadorpor
dc.subjectAprendizagem da criançapor
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectFamily participationen
dc.subjectRole of the educatoren
dc.subjectChild’s learningen
dc.titleA criança, a família e a escola: uma relação a construirpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
A criança, a família e a escola.pdf
Size:
700.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexos Relatório da PPS.pdf
Size:
591.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: