Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
122.73 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa época em que se tem vindo a assistir a uma tendência de substituição do tempo de
exploração e de contacto das crianças com o ambiente natural, pela sua permanência em
espaços condicionados e controlados, são várias as vozes e os estudos que têm vindo a alertar
para a urgência de se inverter esta situação, colocando enfâse na importância do brincar no
exterior para o desenvolvimento integral da criança.
Apesar de as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar considerarem que o espaço
exterior é um prolongamento da sala, este continua a ser negligenciado, sendo pouco
reconhecido o seu potencial.
Neste texto apresentamos um estudo sobre a utilização dos espaços exteriores numa
organização educativa, por um grupo de vinte e duas crianças em idade pré-escolar. A
investigação, realizada ao longo de quatro meses, no decurso da Prática Profissional
Supervisionada (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, assentou numa abordagem
qualitativa e seguiu as diretrizes de um estudo de caso. A partir da realização de um conjunto
de observações naturalistas e sistemáticas e de conversas informais/diálogos com as crianças,
procurou-se compreender quais os contributos das interações deste grupo com e nesses
espaços, para o seu desenvolvimento.
Os resultados permitiram evidenciar que os benefícios decorrentes do contacto e exploração
com o espaço exterior se centram no desenvolvimento e aquisição de diferentes competências
- a nível motor, cognitivo e social. Possibilitou ainda, um conhecimento mais aprofundado sobre
as culturas lúdicas deste grupo.
Description
Keywords
Criança Desenvolvimento Brincar Espaço exterior
Citation
Espadilha, S., Friães, R. (2019) Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (6-17) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa