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Relatório final: Análise da publicidade

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-01-26T11:35:47Z
dc.date.available2021-01-26T11:35:47Z
dc.date.issued2002-01-31
dc.description.abstractPretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada à publicidade veiculada em Portugal entre 15 de Outubro e 31 de Dezembro de 2001, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao código da publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. Neste período de 11 semanas foram analisados nove temas, a saber: veículos automóveis, publicidade dirigida a menores – por duas vezes, crédito à habitação, produtos financeiros – por duas vezes, electrodomésticos, comunicação comercial/patrocínios inserida em programas de produção nacional, publicidade com menores, publicidade a telecomunicações e seguros, que resultaram em 326 mensagens publicitárias veiculadas pelos suportes TV, Rádio, Imprensa, Publicidade exterior e Internet a nível nacional. Ficaram excluídos os meios de comunicação regionais e a publicidade nas salas de cinema. Como comunicação de massas de grande impacto, a publicidade procura adequar o seu discurso às realidades dos consumidores veiculando mensagens repletas de ideologias e valores que são por estes adoptadas. Deste modo, o discurso publicitário está em constante mutação para se adequar às realidades existentes em cada momento de modo a obter o maior impacto possível, uma vez que, o publicitário ao participar na dinâmica da sociedade inclui no seu trabalho imagens de inovação e do progresso, colocando, por vezes, em causa os hábitos, os princípios e os estereótipos instalados na sociedade. Podemos dar como exemplo casos em que a publicidade é responsável pela introdução de novos produtos e novas formas de uso, como foi o caso do telemóvel; e na mudança de hábitos, caso da contracepção. São, respectivamente, dois casos de publicidade comercial e institucional, em que podemos considerar a existência de inovações, cujos efeitos modificaram profundamente a nossa conduta e até a nossa mentalidade. Na realidade, a comunicação publicitária determina hoje mudanças de comportamentos que se manifestam, não só ao nível da aquisição dos produtos pelos produtos, mas, igualmente, no sentido em que a escolha dos bens se faz tendo em conta o simbolismo e o status que os produtos/marcas oferecem ao consumidor. São estas tendências que a nossa análise pretende realizar, tendo, também, em consideração que a publicidade como um processo de comunicação persuasiva, atraente e sedutora, que pode criar enganos no receptor, é regulada por códigos jurídicos a nível mundial, onde são acautelados os interesses dos consumidores de acordo com as suas culturas nacionais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F. & Veríssimo, J. (2002). Relatório final: Análise da publicidade. Observatório da Publicidade.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12697
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherObservatório da Publicidadept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectInfracções legais da publicidadept_PT
dc.subjectCódigo da Publicidadept_PT
dc.subjectComunicação publicitáriapt_PT
dc.subjectPersonagens na publicidadept_PT
dc.subjectImagem publicitáriapt_PT
dc.subjectAnálise cromáticapt_PT
dc.subjectProduto publicitáriopt_PT
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_PT
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleRelatório final: Análise da publicidadept_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[Lisboa]pt_PT
oaire.citation.titleRelatório final: Análise da publicidadept_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

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