Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Utilização de materiais manipuláveis e do jogo digital na aprendizagem da Matemática: Um estudo no 2º ano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio final_saraapolonia_vf.pdf1.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. Neste trabalho, apresenta-se o estudo de investigação que se centra na identificação da perceção dos alunos sobre o contributo dos materiais manipuláveis e do jogo digital no ensino/aprendizagem da Matemática numa turma do 2.º ano de escolaridade. Deste modo, foram implementadas tarefas, envolvendo a utilização de materiais manipuláveis bem como um jogo digital. Todas as atividades foram iniciadas com a análise do enunciado, seguida de um trabalho a pares ou pequenos grupos, e finalizada com a discussão coletiva de ideias e resoluções que permitiam a construção de conclusões sobre os conceitos trabalhados. A metodologia adotada integra a metodologia investigação-ação, para a qual foram utilizadas como técnicas de recolha de dados, os questionários com itens de escolha múltipla e de carácter fechado e uma entrevista semiestruturada. Relativamente aos resultados da investigação, foi possível verificar que os materiais manipuláveis e o jogo digital contribuem positivamente para alcançar os objetivos de aprendizagem, nomeadamente ao nível da motivação, interesse e espírito colaborativo, bem como na compreensão dos conceitos abordados.
ABSTRACT This report is part of the Supervised Teaching Practice II course, included in the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and Portuguese History and Geography in the 2nd Cycle of Basic Education of the Lisbon School of Education This work presents the research study that focuses on the identification of perception of the students on how the manipulable materials and digital games contribute to their teaching/learning of Mathematics in a 2nd grade class. It was implemented some tasks, using various manipulable materials and a digital game. All the activities started with the analysis of the problematic, followed by a work in pairs or small groups, then concluded with the collective discussion of ideas and solutions which allowed the build of conclusions about the worked concepts. The adopted methodology integrates the research-action methodology, in which data collection techniques were used, essentially, questionnaires with multiple-choice and close-ended items and a semi-structured interview. Regarding the research results, it was possible to verify that the manipulable materials and the digital game did contribute positively to achieve the teaching goals, namely in terms of motivation, interest, and collaborative spirit, as well as the understanding of the concepts covered.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Materiais manipuláveis Jogo digital Aprendizagem da matemática Prática de ensino supervisionada Manipulable materials Digital game Mathematics learning Supervised teaching practice

Citation

Apolónia, S. P. S. (2022). Utilização de materiais manipuláveis e do jogo digital na aprendizagem da Matemática: Um estudo no 2º ano (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15860

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue