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Um contributo para a recepção dos estudos culturais em Portugal

dc.contributor.authorSubtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves
dc.date.accessioned2019-03-07T15:13:08Z
dc.date.available2019-03-07T15:13:08Z
dc.date.issued2019-02-07
dc.description.abstractA investigação sobre comunicação, cultura e media na Europa caracterizava-se, no final dos anos de 1950, por um conjunto de trabalhos escasso e disperso sobre a relação entre esses domínios, o poder e o conhecimento. É neste período que, em França e na Inglaterra, surgem projectos intelectuais que procuram novas vias teóricas e de investigação. Referimo-nos, em concreto, aos projectos que deram origem, em 1960, em França, ao Centre d’Études des Communication de Masses (CECMAS) e, em 1964, ao Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), na Grã-Bretanha. Propondo-se delinear outro rumo para o estudo da cultura que superasse o mainstream universitário configurado pelo confronto entre as tendências do empirismo norte-americano, praticado por Robert K. Merton e Paul Lazarsfeld, e o marxismo académico, tal como fora desenvolvido por Theodor Adorno e Max Horkheimer, um leque diversificado de autores tomou o conceito de cultura como chave teórica neste período conturbado. Este esforço colectivo denominado "viragem culturalista" procurou criar um corpo de investigação que tivesse peso suficiente para abrir um espaço próprio na universidade, num empreendimento que se considerava dever ser transdiciplinar, crítico e interpretativo. Tal viragem culturalista irradiou uma influência assinalável para certos círculos intelectuais do sul da Europa, e Portugal não foi excepção. Esta comunicação, que se configura ainda como uma investigação em curso, visa cumprir três objectivos principais: traçar os contornos da recepção, nos círculos intelectuais portugueses de esquerda, das tendências culturalistas (especialmente francesa, mas também inglesa e italiana), logo nos anos de 1960, apesar do contexto de ditadura e de repressão das ciências sociais em que o país viveu até 1974; mostrar como sob os auspícios do estruturalismo francês, os estudos culturais foram desbravados, nas década de 60 e 70, por iniciativas pioneiras de jovens universitários dos cursos de letras, materializadas, entre outras, na tradução e publicação de autores franceses em revistas, mas também sob a forma de livros ou colecções; por último, mostrar como a sociologia e as ciências da comunicação, já nas décadas de 1980 e 1990, tiveram um papel na institucionalização deste campo de estudos na universidade portuguesa.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSubtil, F. (2019, 7-9 fevereiro). “Um contributo para a recepção dos estudos culturais em Portugal ". Comunicação apresentada no Congresso sobre História da Cultura em Portugal no Século XX: Industrialização, massificação, mediações, na Biblioteca Nacional, Lisboa, Portugalpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9668
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História Contemporâneapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.bnportugal.gov.pt/images/stories/agenda/2019/cultura_hist_programa.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEstudos culturaispt_PT
dc.subjectEstruturalismopt_PT
dc.subjectSociologiapt_PT
dc.subjectReceção em Portugal dos estudos culturaispt_PT
dc.titleUm contributo para a recepção dos estudos culturais em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBiblioteca Nacional, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleHistória da Cultura em Portugal no Século XX: Industrialização, massificação, mediaçõespt_PT
person.familyNameSubtil
person.givenNameFilipa
person.identifier.ciencia-id2A11-F551-80F8
person.identifier.orcid0000-0003-2556-2192
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationafaef3fe-6225-42c9-b166-549b65507584
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