Publication
As relações públicas e a satisfação dos trabalhadores com a comunicação interna nas instituições de ensino superior público, em Portugal
dc.contributor.advisor | Pereira, Sandra Cristina Martins | por |
dc.contributor.advisor | Spínola, Susana de Carvalho | por |
dc.contributor.author | Nunes, Patrícia Alexandra Henriques | |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T11:51:20Z | |
dc.date.available | 2025-02-04T11:51:20Z | |
dc.date.issued | 2024-12-09 | |
dc.description | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. | |
dc.description.abstract | Múltiplas tendências têm transformado o cenário da Comunicação Interna (CI) nas organizações contemporâneas. As mudanças sociais, económicas e tecnológicas, que ocorrem a um ritmo veloz, exigem às Instituições de Ensino Superior (IES) uma gestão estratégica da CI para assegurar o envolvimento e a satisfação dos trabalhadores. Uma comunicação equilibrada e bidirecional influencia a forma como estes públicos internos pensam e se comportam, mas também como se sentem dentro das suas organizações, promove um ambiente de confiança, e contribui para a valorização das opiniões dos trabalhadores e do seu vínculo com a instituição. Este estudo investiga o papel da CI nas Instituições de Ensino Superior público em Portugal, com ênfase na satisfação de docentes e não docentes, considerando-se o inquérito por questionário uma ferramenta de pesquisa útil para aferir a satisfação com a CI. Utilizando uma abordagem metodológica mista, a investigação combina entrevistas exploratórias com responsáveis de comunicação de 11 IES e a aplicação de um questionário adaptado de Downs e Hazen (1977). Os resultados indicam que a CI desempenha um papel estratégico nas IES, embora a avaliação sistemática ainda seja uma prática limitada. A transparência e as melhorias no fluxo de informação emergem como áreas críticas e a insatisfação dos trabalhadores está frequentemente associada à falta de envolvimento nos processos decisórios e à ausência de feedback. As IES que implementam ferramentas de avaliação observam melhorias no alinhamento institucional e na satisfação dos trabalhadores. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Multiple trends have transformed the Internal Communication (IC) landscape in contemporary organisations. The rapid pace of social, economic, and technological change compels Higher Education Institutions (HEIs) to adopt a strategic approach to IC and ensure employee engagement and satisfaction. Effective two-way communication not only shapes how internal stakeholders think and behave but also how they feel about their organisations. It nurtures a trustful atmosphere and promotes the recognition of employees' opinions, strengthening their connection with the institution. This study examines the role of IC in public HEIs in Portugal, focusing on the satisfaction of both academic and administrative staff, through a valuable research tool such as a survey questionnaire. Employing a mixed-methods approach, the research combines exploratory interviews with communication officers from 11 HEIs and the application of a questionnaire adapted from Downs and Hazen (1977). The findings show that while IC plays a strategic role in HEIs, systematic evaluation is still not widely conducted. Key areas for improvement include transparency and the information flow. Dissatisfaction is often linked to a lack of participation in decision-making processes and insufficient feedback. HEIs implementing evaluation tools report enhanced institutional alignment and increased employee satisfaction. | eng |
dc.identifier.citation | Nunes, P.A.H. (2024). As relações públicas e a satisfação dos trabalhadores com a comunicação interna nas instituições de ensino superior público, em Portugal. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21367 | por |
dc.identifier.tid | 203794389 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21367 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Comunicação interna | por |
dc.subject | Satisfação com a comunicação | por |
dc.subject | Clima comunicacional | por |
dc.subject | Avaliação em relações públicas | por |
dc.subject | Inquérito por questionário | por |
dc.subject | Internal communication | eng |
dc.subject | Communication satisfaction | eng |
dc.subject | Communication climate | eng |
dc.subject | Public relations evaluation | eng |
dc.subject | Survey questionnaire | eng |
dc.title | As relações públicas e a satisfação dos trabalhadores com a comunicação interna nas instituições de ensino superior público, em Portugal | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social | por |
oaire.citation.title | As relações públicas e a satisfação dos trabalhadores com a comunicação interna nas instituições de ensino superior público, em Portugal | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 |