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Ouvir histórias no jardim de infância: que benefícios para o desenvolvimento holístico das crianças?

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Este relatório tem como principal objetivo apresentar a prática desenvolvida durante 3 meses com um grupo de 18 crianças de 3 anos de idade, num Jardim de Infância privado no concelho de Lisboa. Esta prática foi realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) (PPS II) do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, com os objetivos de compreender qual a reação que as histórias provocam nas crianças e compreender a importância que as histórias têm no desenvolvimento das crianças. O estudo realizado - Ouvir histórias no Jardim de Infância: que benefícios para o desenvolvimento holístico das crianças?, é de natureza qualitativa, com o recurso ao método do estudo de caso, através das seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta participante e não participante, com a utilização de instrumentos como notas de campo e reflexões semanais; ii ) análise documental, através da consulta e análise dos documentos orientadores da organização socioeducativa cooperante (Regulamento Interno e Projeto Educativo) e iii) uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante da sala de atividades da PPS II, com a utilização de um guião, a que se seguiu a respetiva análise de conteúdo. A literatura para a infância, nomeadamente ouvir histórias no Jardim de Infância, é fundamental para o desenvolvimento das crianças desde tenra idade, pois que desenvolve a imaginação, para além de educar e potenciar a aquisição de vocabulário novo. Para além destes benefícios, ouvir histórias traz significados para a criança a vários níveis, como a nível da fantasia, da ficção e ajuda a que a criança possa construir-se enquanto pessoa.
ABSTRACT The main objective of this report is to present the practice developed during 3 months with a group of 18 children aged 3 years old, in a private kindergarten in the municipality of Lisbon. This practice was carried out as part of the Supervised Professional Practice (Module II) (PPS II) of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education of the Lisbon School of Education, with the objectives of understanding what reaction stories provoke in children and understanding the importance that stories have in children's development. The study - Listening to stories in Kindergarten: what benefits for children's holistic development? is qualitative in nature, using the case study method, through the following data collection techniques: i) direct participant and non-participant observation, using instruments such as field notes and weekly reflections; ii) document analysis, through the consultation and analysis of the guiding documents of the cooperative socio-educational organization (Internal Regulations and Educational Project) and iii) a semi-structured interview to the cooperative educator of the PPS II activity room, using a script, followed by the respective content analysis. Literature for childhood, namely listening to stories in kindergarten, is essential for children's development from an early age, since it develops imagination, in addition to educating and enhancing the acquisition of new vocabulary. In addition to these benefits, listening to stories brings meaning to the child on several levels, such as fantasy, fiction, and helps the child to build himself as a person.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Crianças Desenvolvimento Jardim de Infância Literatura para a infância Histórias Children Development Kindergarten Children's literature Stories

Citation

Ferreira, C I. M. (2023). Ouvir histórias no jardim de infância: que benefícios para o desenvolvimento holístico das crianças? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16494

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Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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