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- Ouvir histórias no jardim de infância: que benefícios para o desenvolvimento holístico das crianças?Publication . Ferreira, Catarina Isabel Mateus; Simões, AnaEste relatório tem como principal objetivo apresentar a prática desenvolvida durante 3 meses com um grupo de 18 crianças de 3 anos de idade, num Jardim de Infância privado no concelho de Lisboa. Esta prática foi realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) (PPS II) do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, com os objetivos de compreender qual a reação que as histórias provocam nas crianças e compreender a importância que as histórias têm no desenvolvimento das crianças. O estudo realizado - Ouvir histórias no Jardim de Infância: que benefícios para o desenvolvimento holístico das crianças?, é de natureza qualitativa, com o recurso ao método do estudo de caso, através das seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta participante e não participante, com a utilização de instrumentos como notas de campo e reflexões semanais; ii ) análise documental, através da consulta e análise dos documentos orientadores da organização socioeducativa cooperante (Regulamento Interno e Projeto Educativo) e iii) uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante da sala de atividades da PPS II, com a utilização de um guião, a que se seguiu a respetiva análise de conteúdo. A literatura para a infância, nomeadamente ouvir histórias no Jardim de Infância, é fundamental para o desenvolvimento das crianças desde tenra idade, pois que desenvolve a imaginação, para além de educar e potenciar a aquisição de vocabulário novo. Para além destes benefícios, ouvir histórias traz significados para a criança a vários níveis, como a nível da fantasia, da ficção e ajuda a que a criança possa construir-se enquanto pessoa.
- A costela de LilithPublication . Janeiro, Liliana Maria Pacheco; Wengorovius, RitaEste relatório consiste na documentação do processo criativo, inerente ao projeto A Costela de LILITH, onde se visa o construir poético a partir de memórias do corpo, neste caso, do corpo feminino. Este relatório funde teoria e prática, num percurso que se pretendeu transformador. Parte da análise a cinco oficinas de teatro, a vários grupos de mulheres, realizadas em diferentes locais que, além de terem uma base metodológica teatral, conjugam correntes da poesia e da escrita autobiográfica. Reveste-se de um corpo teórico que se inicia pela apresentação do projeto realizado e transita para uma documentação reflexiva da minha aprendizagem ao longo das oficinas. Intercala conceitos teóricos que se solidificaram na prática.