Publication
A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar
dc.contributor.author | Jacinto, Liliana | |
dc.contributor.author | Lino, Dalila | |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T10:25:56Z | |
dc.date.available | 2019-09-11T10:25:56Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre o impacto da qualidade do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em idade pré-escolar. A literatura indica que as crianças que frequentam contextos educativos de melhor qualidade apresentam níveis mais elevados de envolvimento, o que gera aprendizagem. O objetivo deste estudo consiste em analisar a relação existente entre a qualidade do contexto educativo e as aprendizagens das crianças, avaliadas através do envolvimento das crianças nas atividades. Para o efeito participaram 9 salas de jardim de infância e 54 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. A recolha de dados foi realizada no contexto educativo das crianças, sendo avaliada a qualidade do contexto através da ECERS-R e o envolvimento das crianças nas atividades através da Escala de Envolvimento da Criança. Foram ainda usados registos de observação, de forma a melhor compreender e explicar os resultados quantitativos do estudo. Os resultados mostram uma relação significativa positiva entre a qualidade do contexto educativo e o nível de envolvimento das crianças nas atividades. Evidenciam ainda uma relação significativa entre a qualidade das atividades e da interação adulto/criança e o nível de envolvimento das crianças. Torna-se, assim, fundamental investir na qualidade da educação de infância em prol dos benefícios que isso traz para a vida das crianças. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.053 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-02-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10496 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Contexto educativo | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.title | A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 353 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 308 | pt_PT |
oaire.citation.title | Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce | pt_PT |
person.familyName | Lino | |
person.givenName | Dalila | |
person.identifier.ciencia-id | E514-D8FA-57C2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7655-6679 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolarebook_vf.pdf
- Size:
- 342.64 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: