Repository logo
 
Publication

A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar

dc.contributor.authorJacinto, Liliana
dc.contributor.authorLino, Dalila
dc.date.accessioned2019-09-11T10:25:56Z
dc.date.available2019-09-11T10:25:56Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre o impacto da qualidade do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em idade pré-escolar. A literatura indica que as crianças que frequentam contextos educativos de melhor qualidade apresentam níveis mais elevados de envolvimento, o que gera aprendizagem. O objetivo deste estudo consiste em analisar a relação existente entre a qualidade do contexto educativo e as aprendizagens das crianças, avaliadas através do envolvimento das crianças nas atividades. Para o efeito participaram 9 salas de jardim de infância e 54 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. A recolha de dados foi realizada no contexto educativo das crianças, sendo avaliada a qualidade do contexto através da ECERS-R e o envolvimento das crianças nas atividades através da Escala de Envolvimento da Criança. Foram ainda usados registos de observação, de forma a melhor compreender e explicar os resultados quantitativos do estudo. Os resultados mostram uma relação significativa positiva entre a qualidade do contexto educativo e o nível de envolvimento das crianças nas atividades. Evidenciam ainda uma relação significativa entre a qualidade das atividades e da interação adulto/criança e o nível de envolvimento das crianças. Torna-se, assim, fundamental investir na qualidade da educação de infância em prol dos benefícios que isso traz para a vida das crianças.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.053pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-02-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10496
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectContexto educativopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.titleA influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolarpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage353pt_PT
oaire.citation.startPage308pt_PT
oaire.citation.titleTeoria, práticas e investigação em intervenção precocept_PT
person.familyNameLino
person.givenNameDalila
person.identifier.ciencia-idE514-D8FA-57C2
person.identifier.orcid0000-0001-7655-6679
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolarebook_vf.pdf
Size:
342.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: