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Um consumo sem desperdícios em Portugal: características e motivações

dc.contributor.advisorMiranda, Sandra Marisa Lopespt_PT
dc.contributor.authorMota, Mariana Correia Pires da
dc.date.accessioned2021-03-15T15:46:44Z
dc.date.available2021-03-15T15:46:44Z
dc.date.issued2020-10-15
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractComo consequência de uma sociedade extremamente consumista, e em constante crescimento, a humanidade vive em défice ecológico desde a década de 70, consumindo anualmente mais recursos do que aqueles que a Terra consegue regenerar nesse mesmo período. Desde então, e com o desenrolar da Era da Informação, tem-se testemunhado uma crescente consciencialização dos consumidores para esta e outras problemática relacionadas, sobretudo, com o ambiente, bem como o surgimento de um materialismo sustentável. Na prática, estes têm-se traduzido em mudanças comportamentais, novos hábitos de consumo e novos estilos de vida, mais sustentáveis e menos consumistas. O mais recente paradigma de consumo surge inspirado na filosofia Zero Waste, e tem como objetivo principal a redução da produção de desperdícios e resíduos. Sendo este um tipo de consumo relativamente recente, a literatura cientifica sobre o mesmo é praticamente inexistente. Neste sentido, o presente trabalho procurou contribuir para um maior conhecimento sobre este tipo de consumo sustentável, sem desperdícios, em Portugal, identificando as principais características do mesmo e preocupações a si subjacentes, as motivações que estimulam esta prática, e ainda identificar o perfil do consumidor Desperdício Zero português. Pretendendo-se que os resultados refletissem o máximo possível a realidade nacional, esta investigação recorreu a uma metodologia mista, através da realização de entrevistas semiestruturadas e um inquérito por questionário online. A primeira técnica contou com a participação de três especialistas da área, e a segunda foi aplicada a uma amostra de conveniência (N=210), composta apenas por indivíduos que reconhecem praticar, ou procuram praticar, um consumo sem desperdícios. Ao se confrontar os resultados de ambas as técnicas, foi possível identificar uma série de características deste tipo de consumo, novos hábitos que os seus praticantes adotaram na sua vida, e diversas motivações para um consumo Desperdício Zero, sendo que se constatou que os principais estímulos para os consumidores portugueses são de ordem ambiental, social e económica. Foi ainda possível concluir que o perfil deste consumidor se encontra alinhado com outros perfis de consumidores sustentáveis já estudados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: As a consequence of an extremely consumerist society, and in constant growth, humanity has been living in an ecological deficit since the 1970s, consuming more resources annually than those that the Earth manages to regenerate in the same period. Since then, and with the development of the Information Age, there has been a growing consumer awareness about this and other issues related, mainly, with the environment, as well as the emergence of a sustainable materialism. In practice, these have resulted in behavioral changes, new consumption habits, and new lifestyles, which are more sustainable and less consumerist. The most recent consumption paradigm appears inspired by the Zero Waste philosophy and has as its main objective to reduce the production of waste and residues. This being a relatively recent type of consumption, the scientific literature on it is practically nonexistent. In this sense, the present work sought to contribute to a greater knowledge about this type of sustainable consumption, without waste, in Portugal, identifying the main characteristics of it and the underlying concerns, the motivations that stimulate this practice, and also identifying the profile of the Portuguese Zero Waste consumer. Intending that the results would reflect the national reality as much as possible, this investigation used a mixed methodology, through semi-structured interviews and an online questionnaire survey. The first technique had the participation of three specialists in the field, and the second was applied to a convenience sample (N = 210), composed only by individuals who recognize that they practice, or seek to practice, a consumption without waste. When comparing the results of both techniques, it was possible to identify a series of characteristics of this type of consumption, new habits that its practitioners adopted in their lives, and several motivations for a Zero Waste consumption, having found that the main stimuli for Portuguese consumers they are environmental, social and economic. It was also possible to conclude that the profile of this consumer is aligned with other profiles of sustainable consumers already studied.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMota, M.C.P. (2020). Um consumo sem desperdícios em Portugal: características e motivações. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13096pt_PT
dc.identifier.tid202580229pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13096
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConsumo sustentávelpt_PT
dc.subjectDesperdício Zeropt_PT
dc.subjectPerfil do consumidor sustentávelpt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectFuturo sustentávelpt_PT
dc.subjectSustentabiblidadept_PT
dc.subjectSustainable consumptionen
dc.subjectZero Wasteen
dc.subjectSustainable consumer profileen
dc.subjectMotivationsen
dc.subjectSustainable futureen
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleUm consumo sem desperdícios em Portugal: características e motivaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleUm consumo sem desperdícios em Portugal: características e motivaçõespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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