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- A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de SetúbalPublication . Pinto, Maria João Felício Lopes Amaro; Pires, CarlosEsta dissertação resulta do estudo sobre as representações que os atores locais apresentam relativamente à transferência das competências na área da Educação para o Poder Local e enquadra-se no âmbito das políticas educativas municipais. Partindo de uma matriz metodológica qualitativa, recorre-se ao estudo de caso baseado em entrevistas semiestruturadas a atores locais de um município do distrito de Setúbal, diretores de Agrupamentos de Escolas (AE) e a responsáveis da autarquia. A análise de conteúdo assentou num sistema de categorização misto, apoiada em software de análise de dados qualitativos. Na abordagem teórica destaca-se a análise das políticas públicas, nomeadamente o processo de regulação das políticas e da ação pública, enquanto suporte interpretativo das representações e modos de ação dos atores locais. Esta análise inscreve-se na política da descentralização da educação em Portugal e no processo de reconfiguração do papel do Estado, na emergência do local e do reconhecimento da autarquia como espaço multirregulado. Os inquiridos demonstram que o local se apresenta como um espaço multirregulado onde se interrelacionam os diferentes níveis de regulação, permitindo a presença de um certo hibridismo da regulação, pela utilização de dispositivos burocráticos e pós burocráticos, mas onde sobressai a preponderância do controlo do Estado que conserva a sua centralidade estratégica, transferindo para o local as tarefas de natureza executória. Esta dissertação demonstra que os entraves dos inquiridos ao processo de transferência provêm, principalmente, das imprecisões e da falta de esclarecimento por parte do Estado em relação ao processo. Por conseguinte, ilustra-se o modo como uma medida emblemática no processo da descentralização pode enfrentar dificuldades na fase de implementação.
- Game Changer: uma abordagem tecnológica ao marketing desportivoPublication . Pereira, Igor Gomes; Miranda, Sandra Marisa LopesO ciclo evolutivo da digitalização está a tornar-se uma norma familiarizada entre os indivíduos. Aliados a este longo caminho digital surgem novos desafios, conceitos e oportunidades. As Internet of Things (IoT) emergem como um conceito inovador. As IoT aumentam o estado imersivo da internet no quotidiano das pessoas, integrando todos os objetos através de sistemas pré-estabelecidos. Estas referem-se à interconexão de objetos do dia-a-dia, regularmente, providos por uma inteligência omnipresente. O marketing desportivo que envolve a vertente futebolística portuguesa apresenta uma escassez evidente no que concerne à implementação das tecnologias IoT com vista à criação de engagement com os adeptos. Portugal é um país marcado por uma divisa futebolística profundamente enraizada na sociedade, no entanto a premissa do fan engagement com recurso às IoT encontra-se paralisada. As instituições alocam os seus investimentos maioritariamente para a formação e performance dos seus atletas. Neste sentido, através de um método qualitativo, efetuaram-se sete entrevistas semiestruturadas a marketers, académicos e administradores ligados à esfera do futebol nacional e internacional. Por conseguinte, o objetivo central da investigação visa compreender, de que modo, a implementação das IoT no marketing desportivo pode contribuir para uma otimização do fan engagement entre os adeptos de futebol e os clubes. De forma complementar analisa-se a envolvente que caracteriza a atualidade do marketing desportivo em Portugal, avalia-se a evolução do papel do marketer desportivo, e percebe-se quais os conjuntos de IoT mais relevantes, e todas as suas condições de utilização, espaços de atuação e benefícios. A investigação comprova o cenário traçado a priori, no qual são evidenciadas lacunas ao nível da profissionalização dos departamentos de marketing dos clubes, orçamentos limitados em termos financeiros e uma incompreensão atroz das vantagens extraídas pelas IoT no meio futebolístico. Durante o desenrolar do estudo minucia-se as funções dos smart stadiums e serviços de home experience como os principais pontos de contacto com os adeptos. Averigua-se ainda a pertinência dos sensores, estratégias mobile e IoT dependentes da ação humana enquanto instrumentos de marketing. Os riscos inerentes a estas estratégias são discriminados e, por fim, conjetura-se a recetividade das IoT no marketing desportivo dos clubes e nas exigências dos adeptos de futebol.
- Um consumo sem desperdícios em Portugal: características e motivaçõesPublication . Mota, Mariana Correia Pires da; Miranda, Sandra Marisa LopesComo consequência de uma sociedade extremamente consumista, e em constante crescimento, a humanidade vive em défice ecológico desde a década de 70, consumindo anualmente mais recursos do que aqueles que a Terra consegue regenerar nesse mesmo período. Desde então, e com o desenrolar da Era da Informação, tem-se testemunhado uma crescente consciencialização dos consumidores para esta e outras problemática relacionadas, sobretudo, com o ambiente, bem como o surgimento de um materialismo sustentável. Na prática, estes têm-se traduzido em mudanças comportamentais, novos hábitos de consumo e novos estilos de vida, mais sustentáveis e menos consumistas. O mais recente paradigma de consumo surge inspirado na filosofia Zero Waste, e tem como objetivo principal a redução da produção de desperdícios e resíduos. Sendo este um tipo de consumo relativamente recente, a literatura cientifica sobre o mesmo é praticamente inexistente. Neste sentido, o presente trabalho procurou contribuir para um maior conhecimento sobre este tipo de consumo sustentável, sem desperdícios, em Portugal, identificando as principais características do mesmo e preocupações a si subjacentes, as motivações que estimulam esta prática, e ainda identificar o perfil do consumidor Desperdício Zero português. Pretendendo-se que os resultados refletissem o máximo possível a realidade nacional, esta investigação recorreu a uma metodologia mista, através da realização de entrevistas semiestruturadas e um inquérito por questionário online. A primeira técnica contou com a participação de três especialistas da área, e a segunda foi aplicada a uma amostra de conveniência (N=210), composta apenas por indivíduos que reconhecem praticar, ou procuram praticar, um consumo sem desperdícios. Ao se confrontar os resultados de ambas as técnicas, foi possível identificar uma série de características deste tipo de consumo, novos hábitos que os seus praticantes adotaram na sua vida, e diversas motivações para um consumo Desperdício Zero, sendo que se constatou que os principais estímulos para os consumidores portugueses são de ordem ambiental, social e económica. Foi ainda possível concluir que o perfil deste consumidor se encontra alinhado com outros perfis de consumidores sustentáveis já estudados.