Publication
As interações adulto-criança, num contexto de jardim de infância, como fator influenciador das ações das crianças
dc.contributor.advisor | Lino, Dalila | pt_PT |
dc.contributor.author | Paiva, Mariana Sobral de | |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T11:57:45Z | |
dc.date.available | 2018-03-20T11:57:45Z | |
dc.date.issued | 2017-04-07 | |
dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente documento tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido durante a Prática Profissional Supervisionada no contexto de jardim de infância. Tem como finalidade apresentar e refletir de forma crítica, aprofundada e fundamentada sobre a prática pedagógica e as aprendizagens daí resultantes. A prática decorreu durante três meses, entre setembro e janeiro, com um grupo de 22 crianças, entre os 3 e 4 anos de idade. Durante os dias de intervenção emergiu a necessidade de compreender de que forma é que as interações que são estabelecidas entre o adulto e a criança influenciam as ações da mesma. Assim, surgiu a problemática da minha investigação. A investigação tem por base as teorias e as abordagens pedagógicas, defendidas por Dewey, Malaguzzi e Vygotsky. Assim sendo, ao longo do relatório irei apresentar o processo da minha intervenção, bem como os dados obtidos através da observação participante e as conclusões da mesma. A investigação realizada insere-se numa perspetiva de metodologia investigação-ação com o objetivo avaliar as interações adulto-criança e compreender as suas implicações na competência de escolha e resolução de problemas por parte das crianças. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This document aims to present the work developed during the professional practice supervised, in kindergarten context. It aims to make a critically work, through and based on pedagogical practice and its learnings. The practice was held for three months, between september and january, with a group of 22 children, between 3 and 4 years. During this time, I came up with the necessity to understand how the interaction between the adult and the child influence the actions of the child. Therefore, the problem of my investigation appear. The research is based on pedagogical theories and approaches defended by Dewey, Malaguzzi and Vygotsky. Therefore, throughout the report I will present the process of my intervention, as well as the information obtained through my observation and its conclusions. The research carried out is part of a research-action methodology aiming to assess adult-child interactions and to understand their implications on children's competence to choose and troubleshooting. | en |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201828502 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/8259 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Adulto | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Escolha | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Adult-child interaction | en |
dc.subject | Choice | en |
dc.subject | Troubleshooting | en |
dc.title | As interações adulto-criança, num contexto de jardim de infância, como fator influenciador das ações das crianças | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |