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A intervenção dos futuros animadores socioculturais com o cidadão idoso: Contributos para uma reflexão

dc.contributor.authorTeodoro, Ana
dc.contributor.authorSimões, Ana
dc.contributor.authorGama, Ana
dc.date.accessioned2021-01-19T11:31:53Z
dc.date.available2021-01-19T11:31:53Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNas últimas décadas o envelhecimento da população tem vindo a aumentar nos países centrais e semi periféricos da Europa e do mundo. Este fenómeno social que deriva de outras mudanças sociais (aumento da esperança de vida, diminuição das estruturas familiares, altas taxas de feminização do trabalho) tem suscitado, cada vez mais, a necessidade de criar respostas para os idosos (ex.: centros de dia e lares). Desde há alguns anos que a reflexão teórica sobre animação sociocultural tem sustentado a associação entre processos educativos em espaços não formais e os objetivos da intervenção em animação sociocultural. No entanto, essa associação deve estender-se igualmente a espaços informais, uma vez que estes correspondem aos espaços das vivências quotidianas dos indivíduos e, no caso do cidadão idoso, esses espaços vivenciais são frequentemente instituições nas quais se espera que os animadores socioculturais atuem. Na presente comunicação analisam-se e discutem-se as opções tomadas pelos alunos do curso da Licenciatura em Animação Sociocultural de uma escola superior de educação pública que frequentaram, no ano letivo 2011/12, nos 2.º e 3.ºanos, a unidade curricular Projeto Interdisciplinar de Intervenção Profissional e desenvolveram os seus estágios curriculares com idosos. A metodologia utilizada centra-se na análise documental (base de dados dos estágios e relatórios finais) e na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos em questão.pt_PT
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dc.identifier.isbn978-989-8525-27-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12644
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação Universidade do Minhopt_PT
dc.relationStrategic Project - UI 1661 - 2011-2012
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação não formalpt_PT
dc.subjectEducação informalpt_PT
dc.subjectIdosopt_PT
dc.titleA intervenção dos futuros animadores socioculturais com o cidadão idoso: Contributos para uma reflexãopt_PT
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oaire.citation.titleO não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educaçãopt_PT
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person.givenNameAna
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idBD1E-42A5-6338
person.identifier.orcid0000-0002-7658-6955
person.identifier.orcid0000-0002-0647-9820
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
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