Repository logo
 
Publication

“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorAraújo, Juliana Manuela Couto
dc.date.accessioned2023-10-24T10:20:08Z
dc.date.available2023-10-24T10:20:08Z
dc.date.issued2023-06-27
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS II) que decorreu numa Organização Socioeducativa (OS) no concelho de Lisboa, numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Tem como principal objetivo apresentar o processo de intervenção da Prática em Jardim de Infância e as especificidades do contexto, através de uma análise reflexiva da PPS II, com a caraterização de uma ação educativa contextualizada relativa ao meio envolvente, contexto socioeducativo, equipa educativa, ambiente educativo e crianças. No que se refere à investigação realizada, esta centrou-se nos estereótipos de género, tendo sido realizado um estudo de caso que visou compreender as conceções das crianças, famílias e equipa educativa acerca daquela dimensão. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem investigativa de natureza qualitativa, com o recurso a diferentes técnicas de recolha de informação: i) observação direta; ii) inquérito por questionário; iii) entrevistas semiestruturadas e iv) conversas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: nem todas as crianças seguem tais estereótipos, demonstrando que acreditam na igualdade de aptidões entre meninos e meninas. As famílias e as educadoras de infância entrevistadas reconhecem a influência desses estereótipos na sociedade e na educação de infância e consideram que é essencial abordá-los de forma natural e reflexiva, envolvendo as crianças e as suas famílias.pt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared as part of the Practice course, which took place in an educational organization in the municipality of Lisbon, in a kindergarten classroom with a group of 22 children aged between 2 and 5 years old. The main objective is to present the intervention process of Kindergarten Practice and the specificities of the context, through a reflective analysis of SPP II, with the characterization of a contextualized educational action related to the surrounding environment, socio-educational context, educational team, educational environment, and children. Regarding the research carried out, it focused on gender stereotypes, and a case study was conducted to understand the concepts of children, families, and the educational team regarding that dimension. The methodology adopted was based on a mixed investigative approach, using different techniques for collecting information, including direct observation, questionnaires, and semi-structured interviews. The results obtained point to the following conclusions: Not all children follow such stereotypes, and there are those who believe in the equality of aptitudes between boys and girls. The families and early childhood educators interviewed recognize the influence of these stereotypes on society and early childhood education and consider it essential to address them in a natural and reflective way, involving children and their families.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAraújo, J. M. C. (2023). “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16572pt_PT
dc.identifier.tid203354486
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16572
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectEquipa educativapt_PT
dc.subjectEstereótipos de géneropt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.subjectEducational teampt_PT
dc.subjectGender stereotypespt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.title“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de géneropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Juliana_Manuela_Couto_Araujo_Relatorio_PPSII.pdf
Size:
3.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: