Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Explorar, descobrir e aprender: sentidos e potencialidades do brincar heurístico no jardim de infânciaPublication . Figueiredo, Susana Isabel Carriço; Rodrigues, CarinaO presente relatório, realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, centra-se numa reflexão e fundamentação da intervenção realizada como educadoraestagiária, num jardim de infância de cariz privado, localizado em Lisboa, com um grupo de crianças situado na faixa etária dos três anos. Em termos estruturais, o trabalho divide-se em cinco capítulos: o primeiro capítulo é referente à introdução, o segundo capítulo é destinado à caracterização reflexiva do contexto onde se desenvolveu a prática, oferecendo uma análise reflexiva da intervenção, da qual surgem as intencionalidades educativas. Segue-lhe o capítulo referente à explicitação e fundamentação teórica da investigação realizada, centrada na problemática “Explorar, descobrir e aprender: sentidos e potencialidades do brincar heurístico no jardim de infância”, que dá nome ao presente relatório. Os dois últimos capítulos são destinados à construção da profissionalidade docente e a uma conclusão reflexiva e avaliativa de toda a intervenção realizada no contexto com todos os intervenientes. No que diz respeito à pesquisa empírica desenvolvida, esta investigação caracterizase metodologicamente por ser de natureza qualitativa, com enfoque numa investigaçãoação baseada na observação, reflexão e análise dos dados recolhidos, com a finalidade de melhorar a ação pedagógica. A investigação permitiu constatar que o tema tem em consideração as escolhas e ações das crianças, ocorrendo num ambiente mágico e imprevisível, onde estas são autoras da sua própria aprendizagem. Destaca ainda, por um lado, o potencial do brincar heurístico na promoção de experiências únicas e diversificadas, e de descobertas ricas em interações, utilizando materiais que estimulam a sua imaginação e criatividade; e, por outro, a necessidade do/a adulto/a atribuir a devida importância ao brincar heurístico e promovê-lo como uma estratégia diferenciada e potenciadora do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças.
- “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de géneroPublication . Araújo, Juliana Manuela Couto; Simões, AnaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS II) que decorreu numa Organização Socioeducativa (OS) no concelho de Lisboa, numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Tem como principal objetivo apresentar o processo de intervenção da Prática em Jardim de Infância e as especificidades do contexto, através de uma análise reflexiva da PPS II, com a caraterização de uma ação educativa contextualizada relativa ao meio envolvente, contexto socioeducativo, equipa educativa, ambiente educativo e crianças. No que se refere à investigação realizada, esta centrou-se nos estereótipos de género, tendo sido realizado um estudo de caso que visou compreender as conceções das crianças, famílias e equipa educativa acerca daquela dimensão. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem investigativa de natureza qualitativa, com o recurso a diferentes técnicas de recolha de informação: i) observação direta; ii) inquérito por questionário; iii) entrevistas semiestruturadas e iv) conversas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: nem todas as crianças seguem tais estereótipos, demonstrando que acreditam na igualdade de aptidões entre meninos e meninas. As famílias e as educadoras de infância entrevistadas reconhecem a influência desses estereótipos na sociedade e na educação de infância e consideram que é essencial abordá-los de forma natural e reflexiva, envolvendo as crianças e as suas famílias.
- A memória: o recurso como ferramenta na aprendizagem do trompete no ensino especializadoPublication . Tiago, Nuno Diogo Marques; Burt, DavidResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte do presente trabalho, foca-se na descrição do estágio curricular realizado na Escola Profissional Metropolitana, que decorreu ao longo do ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. A prática pedagógica conduzida neste relatório foi desenvolvida no âmbito de um estágio em observação, na disciplina de trompete, que contou com a colaboração de três alunos do ensino especializado de música, do ensino básico e secundário (7º, 10º e 12º anos), sob orientação do professor cooperante Filipe Coelho. Este estágio, permitiu o mestrando desenvolver determinadas capacidades pedagógicas, bem como o seu desenvolvimento pessoal e social. Aqui, através da observação direta, este pôde analisar quais os problemas sentidos pela maioria dos alunos no início da sua aprendizagem musical e quais as possíveis ferramentas de auxílio ao desenvolvimento das suas capacidades. No presente trabalho elabora-se a caracterização da escola e dos alunos, bem como a descrição do projeto educativo e o seu plano curricular. De forma conclusiva, foi levada a cabo uma reflexão crítica da atividade de docente, que permitiu identificar aspetos positivos e menos positivos que possam ser melhorados no futuro.