| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.53 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo pretende descrever e compreender o processo formativo dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico, no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), as suas dimensões mais relevantes
e como é percecionada a supervisão nesse processo de formação contínua.
A metodologia adotada nesta investigação foi de natureza qualitativa e baseou-se num conjunto de entrevistas semi-diretivas realizadas a formandos que frequentaram o PNEP entre 2008/2010.
Dos resultados obtidos foi possível verificar o impacto positivo que esta
modalidade de formação contínua teve no desenvolvimento profissional dos
professores preparando-os para a implementação do novo programa de
português e permitindo-lhes desmistificar o papel do supervisor através da
participação numa experiência de supervisão. O trabalho colaborativo entre
professores emergiu durante este processo formativo fomentando a construção
de saber em colaboração. A prática pedagógica dos professores apresentou
mudanças que pretenderam repercutir-se no aproveitamento dos alunos na área da língua portuguesa. - Abstract
This study aims to comprehend and describe the formative process and
practice of teachers in Basic education (1st Cycle), in the context of the National
Programme for the Teaching of Portuguese Language (PNEP), its most
relevant dimensions, the factors which affected it and how supervision was
perceived by the teachers involved.
A qualitative approach was used, based on semi-directed interviews
done to teachers that attended the PNEP, from 2008 to 2010.
The impact of this type of continuing training on teachers‟ professional
development was positive. They felt prepared for the implementation of the new
Portuguese Language Programme. They also demystified the role of the
supervisor through the participation in an experience of supervision. The
teachers‟ collaborative work emerged during this formative process, promoting
the construction of knowledge among teachers. Added to this, teachers‟
pedagogical practice also improved reflected on the students‟ proficiency in the
Portuguese language.
Description
Keywords
Desenvolvimento profissional Formação contínua Supervisão Professional development In-service training Supervision
