Repository logo
 
Publication

Dezasseis temas de canções populares: uma abordagem no ensino básico do contrabaixo

dc.contributor.advisorRêgo, Manuel Luís
dc.contributor.authorAlves, João Vitor Monteiro
dc.date.accessioned2018-03-01T11:58:07Z
dc.date.available2018-03-01T11:58:07Z
dc.date.issued2017-08
dc.descriptionMestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I – Prática Pedagógica - A primeira parte deste trabalho diz respeito à prática pedagógica, onde descrevo, de forma sucinta, clara e reflexiva, o percurso de construção de competências específicas e analiso o seu contributo para o desenvolvimento de competências ao nível do ensino da música. Trata-se de um requisito de avaliação no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. A excelência do exercício profissional no ensino da música impõe aos professores uma procura constante do desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e relacionais para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o que exige uma atualização e desenvolvimento de competências que se pretende que sejam especializadas. A minha prática pedagógica desenvolveu-se com três alunos, nomeadamente: um do nível de 1º Grau, outro no nível intermédio selecionei de 3º Grau e outro num nível mais avançado, 1º ano do curso profissional, o equivalente a um 6º Grau. O trabalho desenvolvido com os alunos, ao longo do estágio, demonstrou-me que fui evoluindo a minha maneira de ensinar e a maneira de interagir com cada aluno individualmente. Como professor de instrumento, acredito que vá aprendendo sempre mais com o passar dos anos. Sei que tenho ainda muitas arestas para limar, mas que são essas que me ajudarão a evoluir. Vejo-me como um profissional que deseja ter um profundo conhecimento e com um leque de competências distintas, que permitam o mais profundo entendimento de cada aluno em situações concretas, facilitadoras do desenvolvimento de uma prática consciente e justificada através de intervenções adequadas que “façam a diferença”.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - Investigação - O contrabaixo é hoje um instrumento muito presente nos diversos estilos musicais, do clássico ao pop, do jazz ao fado. Tem-se desmitificado como um instrumento de acompanhamento e apresentando-se como um instrumento principal e solista. Adam Ben Ezra ou Renaud Garcia Fons são paradigmáticos, elevando o contrabaixo ao mais alto nível e com vários estilos musicais. Este projeto de investigação deve-se ao facto de, no ensino do contrabaixo em Portugal, não existir muita informação sobre a nossa música tradicional. Assim, objetivei passar para os jovens aprendizes a nossa cultura através da música. É uma mais valia ensinar música tradicional portuguesa aos alunos de contrabaixo, mostrando-lhes que temos uma cultura musical riquíssima e que cada região do país tem uma história e tradição por detrás de cada nota escrita. Adaptei e editei um conjunto de canções populares portuguesas, das várias regiões do país, compiladas numa forma de evolução instrumental-pedagógica para o ensino de contrabaixo. Foi realizado um estudo de caso com 9 alunos de duas escolas e lugares diferentes; 4 alunos são do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes e os restantes 5 do Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde. Dos alunos envolvidos, 4 são do I grau, 2 de II grau, 1 do III grau, 1 do IV grau e 1 do V grau. As peças escolhidas foram: Papagaio Loiro, Giroflé, Ó Ferreiro Guarda a Filha, Oliveirinha da Serra, Olé, Rapazes Pimpões, Ó Rama da Oliveira e Alecrim. Verifiquei que os alunos se sentiram motivados para o estudo diário de contrabaixo, ao tocarem canções populares portuguesas, ficando mais conhecedores das nossas melodias, um desafio bem sucedido. Estes ficaram a conhecer algumas tradições musicais e culturais portuguesas e perceberam que é mais fácil interpretar uma música com base na nossa fonética que músicas escritas noutras línguas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - Teaching - The first part of this work concerns the pedagogical practice, where I describe, succinctly, clearly and reflexively, the course of building specific competences and analyze their contribution to the development of skills in the teaching of music. This is an assessment requirement within the Curricular Unit of Internship of the Specialized Teaching of the Masters in Teaching of Music of the Escola Superior de Música de Lisboa. The excellence of professional practice in music teaching imposes on teachers a constant search for the development of scientific, technical and relational skills for a process of teaching and learning of quality, which requires an updating and development of skills that are intended to be specialized. In this sense, my pedagogical practice was developed with three students, namely: one at the 1st Degree level, the other at the intermediate level I selected from 3rd Degree and another at a more advanced level, 1st year of the professional course, equivalent to a 6th Degree. The work developed with the students, during the internship, showed me that I was developing the way I taught and how to interact with each student individually. As an instrument teacher, I believe that one will learn more and more over the years. I know I still have many edges to file, but these are the ones that will help me evolve. I see myself as a professional who wants to have a deep knowledge and a range of different competences that allow the deepest understanding of each student in concrete situations, facilitating the development of a conscious and justified practice through appropriate interventions that "make the difference".pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - Research - The double bass is nowadays an instrument very present in the diverse musical styles, from classic to pop, from jazz to fado. It has been demystified as an accompaniment instrument and presenting itself as a main instrument and soloist. Adam Ben Ezra or Renaud Garcia Fons are paradigmatic, raising the contrabass to the highest level and with many musical styles. This research project is due to the fact that, in the teaching of double bass in Portugal, there is not much information about our traditional music. Thus, I aimed to give young learners our culture through music. It is a good thing to teach traditional Portuguese music to the students of double bass, showing them that we have a rich musical culture and that each region of the country has a history and tradition behind each written note. I have adapted and edited a set of Portuguese popular songs, from various regions of the country, compiled in a form of instrumental-pedagogical evolution for the teaching of double bass. A case study was carried out with 9 students from two different schools and places; 4 students are from the Orfeão de Leiria Conservatory of Arts and the remaining 5 from the Jaime Chavinha Music Conservatory in Minde. Of the students involved, 4 are from I grade, 2 from grade II, 1 from grade III, 1 from grade IV and 1 from grade V. The chosen pieces were: Papagaio Loiro, Giroflé, Ó Ferreiro Guarda a Filha, Oliveirinha da Serra, Olé, Rapazes Pimpões, Ó Rama da Oliveira and Alecrim. I found that the students felt motivated for the daily study of double bass, when playing Portuguese popular connotations, getting more knowledge about our melodies, a well succeded challenge. They got to know some Portuguese musical and cultural traditions and realized that it is easier to interpret a song based on our phonetics than songs written in other languages.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201866498
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8173
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectEnsino especializado da músicapt_PT
dc.subjectSpecialized music teachingpt_PT
dc.subjectMúsica popular portuguesapt_PT
dc.subjectOrfeão de Leiriapt_PT
dc.subjectContrabaixopt_PT
dc.subjectPortuguese popular musicpt_PT
dc.subjectDouble basspt_PT
dc.titleDezasseis temas de canções populares: uma abordagem no ensino básico do contrabaixopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleDezasseis temas de canções populares: uma abordagem no ensino básico do contrabaixopt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatorio de estagio (1) FINAL João Vitor Monteiro Alves.pdf
Size:
3.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: