Repository logo
 
Publication

Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo

dc.contributor.advisorAlmeida, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorCoelho, Joana Andreia Rodrigues
dc.date.accessioned2024-01-12T11:31:43Z
dc.date.available2024-01-12T11:31:43Z
dc.date.issued2023-07-17
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEBpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório está inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresenta-se uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as duas, devidamente fundamentada. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo. Esta investigação teve como propósito compreender as conceções que os alunos possuem acerca da utilização de animais em espetáculos. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação-ação. Participaram na investigação vinte e dois alunos de uma escola pública. Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário com perguntas fechadas e abertas acerca de três espetáculos: tourada, exibições com mamíferos aquáticos e circo com animais. Entre as duas administrações do questionário foram implementadas um conjunto de sessões dedicadas a explorar o tema. Na análise das respostas fechadas dadas pelos alunos foi calculada a frequência absoluta e relativa dos itens incluídos. Já para as respostas abertas, procedeu-se à sua análise de conteúdo e agrupamento de justificações por ideias similares. Os resultados obtidos permitiram verificar uma maior consciencialização dos alunos para o impacto destes espetáculos na felicidade dos animais, tendo sido verificado um aumento no número de respostas e justificações que os avaliam como nocivos. O estudo contribui para o reconhecimento da importância da abordagem de temas controversos em sala de aula pelo seu contributo no desenvolvimento da competência do pensamento critico nos alunos, por contribuírem para a construção de opiniões fundamentadas acerca dos temas, promovendo desta forma cidadãos mais informados e participativos nos problemas da sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History, and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, a brief description of the pedagogical practices that took place in the 1st and 2nd Cycles of Primary Education is presented, along with a critical and reflective analysis of both, duly supported. In the second part, the report presents an empirical study entitled 'Perceptions of Animal Welfare in 1st Cycle Children.' This research aimed to understand the conceptions that students have regarding the use of animals in performances. The study is of a quantitative nature and has characteristics of action research. Twenty-two students from a public school participated in the research. Data was collected through the administration of a questionnaire with closed and open-ended questions about three performances: bullfighting, displays with aquatic mammals, and circus with animals. Between the two questionnaire administrations, a set of sessions dedicated to exploring the theme were implemented. In the analysis of the closed-ended responses given by the students, the absolute and relative frequency of the included items was calculated. For the open-ended responses contente analysis was carried out, and justifications were grouped by similar ideas. The results obtained allowed us to verify a greater awareness among students of the impact of these performances on the happiness of animals, with an increase in the number of responses and justifications that evaluate them as harmful. The study contributes to the recognition of the importance of addressing controversial topics in the classroom, as they contribute to the development of students' critical thinking skills, helping them to form well-founded opinions on these issues, and to promoting informed and participative citizens in society's problems.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCoelho, J. A. R. (2023). Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16869pt_PT
dc.identifier.tid203374800
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16869
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectBem-estar animalpt_PT
dc.subjectUtilização de animais em espetáculospt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectConceptionspt_PT
dc.subject1st cycle of primary educationpt_PT
dc.subjectAnimal welfarept_PT
dc.subjectUse of animals in performancespt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.titlePerceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatrio Final - Joana Coelho.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: